Viagem

Museus no Rio de Janeiro: 10 locais incríveis [2023]

Você já se perguntou quais são os melhores museus do Rio de Janeiro? É verdade que as praias são a grande atração da cidade maravilhosa. Mas o Rio é uma cidade super versátil. Portanto, há excelentes opções para quem gosta de cultura. 

Se você faz parte do time que adora descobrir locais charmosos, com muita arte e história, continue com a gente. Vamos falar sobre os mais incríveis museus do Rio de Janeiro.

O que este artigo aborda:

Confira os 10 melhores museus no Rio de Janeiro

Vamos descobrir os melhores museus da cidade. Vem com a gente e mergulhe de cabeça nesse passeio cultural.

1- MAR: um dos mais visitados museus no Rio de Janeiro

O Museu de Arte do Rio, ou MAR, é um dos museus mais visitados por cariocas e turistas. E não é para menos. O local é composto por dois prédios interligados. No total, são 15 mil metros dedicados à arte

A proposta do MAR é mostrar a história e a cultura da cidade, abraçando a diversidade. O acervo conta com obras de mestres como Aleijadinho e Tarsila do Amaral

Mas também há coleções de arte indígena, afro-brasileira e africana. O espaço conta, ainda, com oficinas de arte e eventos musicais.

2- Museu do Amanhã: para quem quer ver o futuro

Imagine um museu que une ciência, tecnologia e artes. Não por acaso, o Museu do Amanhã é um programa imperdível para quem visita o Rio de Janeiro. 

A arquitetura, criada pelo espanhol Santiago Calatrava, é uma atração à parte. Trata-se de uma estrutura com 330 metros de comprimento, leve e inovadora, que se ergue sobre um espelho d ‘ água. Tudo isso bem de frente para a Baía de Guanabara. 

Lá dentro, há exposições permanentes sobre o universo, o planeta Terra e sobre o meio-ambiente. A maior parte das mostras são interativas, o que encanta visitantes de todas as idades. 

3- MAM: o melhor museu de arte moderna

Com uma vista deslumbrante, o Museu de Arte Moderna é uma referência na vida cultural carioca. O acervo tem mais de 16 mil obras e é considerado um dos mais importantes da América Latina. 

Há diversas opções de visita guiada, para atender aos interesses de vários tipos de público. Além disso, o visitante poderá ter acesso a uma cinemateca.

A arquitetura horizontal é toda feita em concreto e vidro. Dessa forma, o MAM se integra perfeitamente ao jardim e à vista para o mar.  

4- Casa Roberto Marinho: arte aos pés da Floresta da Tijuca

Museus no Rio de Janeiro
Casa de Roberto Marinho. Rio de Janeiro

Você sabia que o empresário Roberto Marinho era um dos maiores colecionadores de arte do Brasil? E o melhor: todos nós podemos ver de perto as peças do acervo. 

O foco está na arte brasileira, com obras de Anita Malfatti, Candido Portinari e Waltercio Caldas, entre outros. Mas também há trabalhos de artistas internacionais. Dentre eles estão: Salvador Dalí, Marc Chagall e Paul Signac

A casa fica no Cosme Velho, bem aos pés da Floresta da Tijuca. Ou seja: a paisagem é de tirar o fôlego, cercada pelo verde e pelas maravilhas da natureza. 

5- CCBB: arte, teatro, música e diversão para todas as idades

Você é do tipo que gosta de passar horas e horas em museus? Então a dica é ir ao Centro Cultural do Banco do Brasil

É um local para toda a família, com inúmeras atrações. Logo no térreo, costumam ficar espaços interativos. Os temas variam muito. Afinal, a ideia é atrair o público para as exposições em cartaz. 

Além disso, há dois andares para mostras de artes visuais, biblioteca, três teatros, cinema e sala de vídeo. 

A programação sempre tem muitas opções, para atender a diferentes faixas etárias e tipos de visitantes.

6- Centro Cultural dos Correios: uma pequena jóia escondida na cidade

Quando você for ao CCBB, aproveite para conhecer o Centro Cultural dos Correios. Ele fica a menos de 10 metros de distância. 

O prédio tem arquitetura da década de 1920, com um elevador panorâmico original da época, que funciona perfeitamente. 

O centro dos Correios tem três andares com mais de dez salas onde acontecem exposições de arte. Também há uma praça externa, onde vira e mexe acontecem eventos musicais durante a noite. 

7-  Paço Imperial: arquitetura histórica e arte contemporânea

O Paço é um edifício histórico que fica na Praça XV. Afinal, ele foi construído há exatos 284 anos. O local foi nada menos do que a primeira residência do rei D. João VI aqui no Brasil.  

Atualmente, o Paço é um espaço multicultural. São muitas salas, que abrigam diversas exposições de arte contemporânea. Além disso, há apresentações de música e uma biblioteca com, aproximadamente, 8 mil volumes. 

8- IMS: um dos mais belos museus no Rio de Janeiro

Museus no Rio de Janeiro
Instituto Moreira Salles -IMS. Rio de Janeiro

Voltado para fotografia e produções audiovisuais, o Instituto Moreira Salles tem localização privilegiada, com vista para a Pedra da Gávea

O jardim é um espaço de convivência super agradável. O visitante fica cercado pelo verde e há um espelho d’água com um azul deslumbrante. 

Aproveite para relaxar e tirar muitas fotos incríveis. A agenda cultural por lá é bem movimentada. Há sessões de cinema, palestras e muito mais.

9- CRAB: valorização do artesanato brasileiro

Nem só de artistas renomados vivem os museus cariocas.O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro é um espaço feito para expor peças de diversos artesãos. 

Por lá, é possível conhecer de perto produções de diversos estados e descobrir a riqueza cultural do Brasil. O acervo pode ser acessado online, o que gera ainda mais visibilidade para os artistas. 

Uma boa dica é agendar uma visita guiada para ficar por dentro de cada detalhe desse museu incrível.

10- MAC: um dos mais incríveis museus no Rio de Janeiro fica em Niterói

Projetado por Oscar Niemeyer, o  Museu de Arte Contemporânea em Niterói é um local inacreditável. Ele tem o formato de um disco voador e parece flutuar sobre as águas da Baía de Guanabara.

A vista é de tirar o fôlego. Fica bem de frente para a cidade do Rio de Janeiro e é possível ver a cidade de um ângulo diferente e privilegiado. No entanto, o MAC não fica na cidade do Rio de Janeiro. 

Este museu está localizado em Niterói, município vizinho que fica a cerca de 20 minutos da capital. O espaço é bem amplo e, como o nome indica, é dedicado a exposições de arte contemporânea. 

No subsolo, há um auditório onde acontecem diversos festivais e debates.

Preparado para visitar os melhores museus no Rio de Janeiro?

Depois de ver a nossa lista, você já deve estar morrendo de vontade de visitar alguns desses museus incríveis, não é mesmo?

Para saber mais sobre o visto para nômades digitais veja o vídeo do canal Rota dos Sonhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo