Turismo em Petrópolis com tempo bom pede bebida gelada

Turismo em Petrópolis com tempo bom pede bebida gelada
Pablo Maia / Flickr

Petrópolis, também chamada de Cidade Imperial, é a cidade serrana mais bonita e elegante do Rio de Janeiro e a primeira cidade do Brasil a ser planejada. Não é a toa que a Petrópolis foi estadia de personalidades da história brasileira e mundial, passaram por lá grandes nomes da política como Dom Pedro II, Visconde de Mauá, o abolicionista Joaquim Nabuco, Princesa Isabel e Getúlio Vargas, artistas e intelectuais como Villa Lobos, Vinícius de Moraes, Carmem Miranda, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Stefan Zweig, Albert Einstein e até Walt Disney.

É claro que você também vai querer passar as suas férias de inverno lá. Veja alguns pontos turísticos importantes.

Catedral de São Pedro de Alcântara

A Igreja começou a ser construída no século XVIII e demorou 85 anos para ser concluída. Os moveis da Igreja são feitos com madeira vinda da Rússia, os vitrais vieram da França, há diversas estátuas de mármore carrara e o primeiro órgão feito totalmente no Brasil. A Igreja abriga relíquias de santos e os restos mortais do imperador D. Pedro II, da imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel.

Palácio Imperial – Museu Imperial

O Palácio Imperial de Petrópolis é atualmente o Museu Imperial, esse local é fundamental para a história da cidade pois D. Pedro II quis a construção dessa residência e ao redor dela que foi planejada e criada a cidade. Você pode visitar os ambientes do palácio e conhecer as salas de visitas, de música, de jantar e o quarto de dormir da família imperial. Há um rico calendário de atividades, eventos e espetáculos no museu.

Museu da Casa de Santos Dumont

A residência de verão desenhada e planejada pelo inventor Santos Dumont, pai da aviação, hoje abriga um museu com objetos pessoais e invenções, ela mantém a mesma distribuição dos cômodos que Santos Dumont utilizava. É possível visitar o laboratório, a biblioteca e o observatório astronômico, nos detalhes, como o chuveiro aquecido a base de álcool, identifica-se a genialidade desse fervoroso patriota. Por estar localizada na Rua do Encanto, a casa também recebe o nome de “A Encantada”.

Cervejarias em Petrópolis

A hoje tradicional cerveja Bohemia teve o início de sua história em Petrópolis. Em 1853 foi inaugurada a Cervejaria Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil, desse modo a paixão do brasileiro por cerveja começa aqui em Petrópolis. Atualmente a marca Bohemia pertence a AmBev que criou um museu sobre a história da cerveja no Brasil. Outra cervejaria também tem origem aqui: a cerveja Itaipava, que até é o nome de um bairro na cidade.

Férias em Petrópolis: os melhores restaurantes e muita cultura

Muitos dos melhores restaurantes do Estado do Rio de Janeiro estão localizados ali, a gastronomia de Petropolis satisfaz os paladares mais exigentes e já ganhou vários prêmios.
O valor histórico e cultural, o prestígio gastronômico, o estilo europeu e as inúmeras curiosidades vão tornar as suas férias em Petrópolis um dos melhores momentos da sua vida, assim também D. Pedro II descreveu a sua estadia em Petrópolis.

Deixe seu comentário:

A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em julho, com o início da Bauernfest, e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima frio.

É a cidade da região serrana fluminense que recebe mais turistas por ano. Petrópolis foi a não capital que mais progrediu no Índice de Competitividade do Turismo Nacional em 2014, elaborado pelo Ministério do Turismo. Segundo os elaboradores, a cidade está entre as 15 mais bem colocadas do Brasil no ranking geral de competitividade no turismo.

A cultura de Petrópolis está diretamente ligada à imigração alemã. Desde 1989, é realizada anualmente a Bauernfest, uma festa típica em homenagem aos imigrantes alemães. O festival em 2012 durou 11 dias, teve a participação de 368 mil visitantes e arrecadou R$ 55 milhões. O festival recebe turistas estrangeiros e do Brasil inteiro, em especial da cidade do Rio de Janeiro. É a festa mais influente da cidade e inclui competições de chope a metro, apresentações, culinária típica, exposição de chocolates, entre outras atrações.

A cidade realiza ainda o Serra Serata, festival anual que celebra a imigração e a cultura italiana.

Petrópolis também realiza o Festival de Inverno, promovido pelo SESC, com diversas atrações para esse período do ano, que geralmente acontece no Palácio Quitandinha. O festival já é tradicional nas cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Em 2014 foi realizada a 13ª edição, contando com shows, apresentações teatrais e eventos culturais. [52] [53] [54]

A cidade também realiza o Bunka-Sai, festival anual de cultura japonesa, que teve sua primeira edição em 2009. Conta com apresentações culturais, além do festival gastronômico japonês.

Mapa de Petrópolis

+ Artigos

Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família

Tags:, , , , , , , , , , , , ,