Vídeos

Quintais Negros: Histórias da Vila Industrial | Turismo Social – Sesc SP



Em novembro de 2022, o Sesc Mogi das Cruzes realizou a segunda edição do projeto Quintais Negros, com uma atividade de Turismo Social que trouxe reflexões sobre os processos de urbanização da Vila Industrial, um dos mais conhecidos e queridos bairros da cidade.

Na ocasião, os moradores Mara Vidal e Xavier Fruto conduziram um bate-papo preparatório e um rodeio a pé pela vila, que passou por diversas transformações sociais depois a chegada da Mineração Universal do Brasil na dez de 1940, com o do Grupo Jafet.

Em campo, os participantes puderam conectar-se às memórias de locais uma vez que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, construída depois a demolição da igreja do meio de Mogi, processo semelhante ao de templos de outras regiões do Brasil que acolheram a população preta. Outros pontos de paragem importantes foram as passagem pela Quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Industrial, as indústrias ao volta, as margens do Rio Tietê e o Estádio Municipal Nogueirão.

Neste documentário, que registrou toda a ação, é provável desvendar uma vez que essas pessoas chegaram de outros estados, em sua maioria negras, e uma vez que são as dinâmicas sociais que ocorrem nos dias atuais, influenciadas pela cultura afrodescendente, por meio de manifestações culturais, artísticas e religiosas.

Teor produzido pelo @SescMogidasCruzes.

Nascente é o via do Turismo Social do Sesc São Paulo. Cá você encontrará experiências turísticas mormente criadas para o envolvente do dedo, um caminho para inspirar novas formas de saber lugares, pessoas e ideias, além de enriquecer a bagagem interna que acompanhará você em futuras viagens, presenciais ou virtuais.

Visite o portal, a plataforma Sesc Do dedo e siga o Sesc SP nas redes sociais:

http://sescsp.org.br/turismosocial
http://sesc.do dedo/categorias/turismo-social
http://instagram.com/sescsp
http://facebook.com/sescsp

#ProgramaçãoSescSP #TurismoSocial #Turismo #MogiDasCruzes #HistoriaPreta

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo