Destino Nacional

Quais são as maiores cidades do Brasil [2023]

Quer saber quais são as maiores cidades do Brasil? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, até mesmo para saber se o local em que nasceram está na lista.

Então, para conferir quais são as maiores cidades do Brasil, é só continuar nesse artigo que iremos responder a sua pergunta. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que este artigo aborda:

População do Brasil

Segundo um censo feito no ano de 2010, o Brasil continha uma população total de 190.755.799 de pessoas em todo o Brasil.

No entanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirma que a população aumentou para mais de 214 milhões no ano de 2021.

Contudo, apenas o novo censo que vai ocorrer ainda em 2022 é que poderá confirmar esses dados. E, de acordo com o IBGE, os homens representavam 48,2% da população, enquanto as mulheres cerca de 51,8%.

Ademais, ainda segundo o censo, 85% da população vive em área urbana, enquanto apenas 15% ocupam as áreas rurais.

Em relação às cidades, o Brasil tem 5.570, sendo que a grande maioria delas tem entre 10 a 20 mil habitantes, sendo que menos de 1% tem uma população maior de 500 mil habitantes.

Quais são as maiores cidades do Brasil?

Agora que teve um aparato geral, é hora de saber sobre quais são as maiores cidades do Brasil. São elas:

1) São Paulo – 12.396.372 pessoas

É bem provável que essa tenha sido a primeira cidade a passar pela sua mente, né? Inclusive, São Paulo não é só a mais populosa do Brasil, como também a maior cidade das Américas, Hemisfério Sul e Ocidental.

E, além de ser a quinta maior cidade de todo o mundo, também está entre as 10 maiores regiões metropolitanas.

2) Rio de Janeiro – 6.775.561 pessoas

Além de ser uma das cidades mais famosas, também se configura por ser a segunda maior cidade do nosso país.

Possuindo mais de 6 milhões de habitantes, a região metropolitana do RJ tem 22 municípios, sendo mais de 13 milhões de pessoas.

Fora isso, o Rio se consagra por ser a cidade que mais recebe visita de toda a América do Sul, famosa por sua beleza natural, música, carnaval e monumentos famosos.

3) Brasília – 3.094.325 pessoas

Brasília é uma cidade toda planejada e que tem um dos maiores PIB per capita de toda a América Latina, a qual está localizada no planalto.

A cidade toda fez parte de um projeto de mudança da capital para uma região mais centralizada, a qual foi planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Além disso, a UNESCO acabou por considerar Brasília como a “Cidade do Design”, no ano de 2017, sendo que o Congresso Nacional, Catedral de Brasília e o Lago Paranoá são os destinos mais famosos da cidade.

4) Salvador – 2.900.319 pessoas

Salvador tem uma grande importância histórica para o Brasil, haja vista que uma das maiores cidades coloniais na nossa região, e a primeira capital do país.

O local em si leva muita fama devido a sua gastronomia, música, dança e arquitetura bem colonial, em especial no bairro do Pelourinho.

Fora isso, Salvador é sede de eventos religiosos bem importantes, como a Festa do Bonfim e a Festa de Yemanjá.

Uma coisa que poucas pessoas sabem sobre Salvador é que o seu litoral é um dos mais longos de todo o Brasil, com uma extensão de 80km.

5) Fortaleza – 2.703.391 pessoas

Ao lado do Rio de Janeiro, Fortaleza também compete como sendo uma das cidades do Brasil que mais recebe visitas.

A cidade em si atrai muitos turistas devido as suas vilas de pescadores, vida noturna mais agitada, estilo de vida litorâneo e praias bem tranquilas.

6) Belo Horizonte – 2.530.701 pessoas

Sendo a capital do estado de Minas Gerais, também é uma das maiores cidades do Brasil, a qual detém cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Mas, se formos considerar toda a sua área metropolitana, a população seria algo em torno de mais de 6 milhões.

Além disso, BH é a primeira cidade moderna que foi planejada no Brasil. E, como é cerceada por montanhas, a cidade tem diversos parques e muitas aves e mamíferos nativos.

7) Manaus – 2.255.903 pessoas

Na verdade, Manaus fica dentro da floresta amazônica, sendo um espetáculo à parte, uma vez que estamos falando da maior floresta tropical do mundo.

Além disso, a cidade é uma das capitais mais quentes do país, uma vez que a temperatura média é de 26,7 até 38,3 no verão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo