Primero ano do Museu do Amanhã é um sucesso

Primero ano do Museu do Amanhã é um sucesso

O Museu do Amanhã completa um ano de operação com programação especial para o público. No domingo (18/12), haverá gratuidade de ingressos e atividades na área interna e externa. A comemoração inicia às 11h com a Feira “O Banquete”. Cerca de 70 barracas de gastronomia, artesanato, produtos naturais e orgânicos ocuparão os jardins do Museu do Amanhã. Ainda haverá apresentação da Expo Passinho Carioca, roda de samba com Prata Preta, além de cortejo com outros blocos da região portuária, conversa com os professores Eliane Costa e Luiz Antonio Simas, visitas guiadas pelo Boulevard Olímpico e Cais do Valongo com o historiador Guto Nobre, e ainda uma série de oficinas e atividades educativas. A programação completa está disponível no site.

Em um ano de operação, o Museu do Amanhã superou marcas, conquistou recordes e premiações, tornou-se ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. São inúmeros motivos para celebrar. O museu de ciência brasileiro recebeu cerca de 1,4 milhão de visitantes, um número extraordinário para instalações culturais no País, e o triplo do que havia sido previsto inicialmente pela Prefeitura. Além de se consagrar como uma das principais atrações turísticas do Brasil, o Museu do Amanhã passou a ser considerado um local democrático, de acesso a públicos com perfis diversos, uma referência de inclusão social. E ainda atingiu a primeira colocação entre os lugares do Brasil mais fotografados no Instagram em 2016 com base em geotags.

O Museu do Amanhã conquistou notoriedade global ao longo desse primeiro ano com mais de dez reconhecimentos internacionais, incluindo o “Oscar dos Museus”, prêmio britânico Leading Culture Destinations Awards, que elegeu a instituição carioca como o “Melhor Novo Museu do Ano”; e o International Design & Communication Awards (IDCA), condecoração canadense que concedeu uma medalha de ouro e duas de bronze à instituição.

“É um grande orgulho para um museu tão jovem receber tamanho reconhecimento. Em seu primeiro ano de operação, o Museu do Amanhã tornou-se uma referência mundial, atraindo um público que superou todas as expectativas, ultrapassando a marca de um milhão de pessoas. Estes prêmios coroam o esforço de ampliar o debate dos amanhãs possíveis e do que estamos dispostos a fazer por isso. Algo de que amo fazer parte”, celebra Ricardo Piquet, diretor-presidente do Museu do Amanhã e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização social qualificada pela Prefeitura para conduzir o contrato de gestão do museu, firmado em 2014.

Um dos dados de maior orgulho foi a constatação de que o Museu do Amanhã tem importante papel de inclusão: muitos dos visitantes não eram frequentadores habituais desse tipo de espaço cultural e 12% nunca haviam estado antes em um museu. Mais do que a oportunidade de ser um local formador de públicos, o Amanhã fortalece a sua vocação como um indutor de reflexões e centro para o diálogo de muitas vozes da sociedade.

“Não podemos nos esquecer, neste momento de celebração, da importante parcela da população brasileira que ainda não frequenta museus, e a diversidade que almejamos passa necessariamente por esta inclusão. Por isso, é motivo de grande orgulho para nós ter recebido mais de 100 mil visitantes que nunca estiveram em um museu antes”, afirma Alexandre Fernandes, Diretor de Desenvolvimento de Públicos do Museu do Amanhã.

Museu do Amanhã em números:

Deixe seu comentário:

Museu do Amanhã é um museu construído no município do Rio de Janeiro, Brasil. O prédio, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária (mais precisamente no Píer Mauá). Sua construção teve o apoio da Fundação Roberto Marinho e teve o custo total de cerca de 230 milhões de reais. O edifício foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015 com a presença da ex- presidente Dilma Rousseff e recebeu cerca de 25 mil visitantes em seu primeiro final de semana de funcionamento.

+ Artigos

Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família

Tags:, , , , , , ,