Vídeos

Pequeno Guia para Descobrir a Natureza em São Carlos [Ep. 2] | Turismo Social – Sesc SP



Que tal embarcar em um passeio virtual e (re)desenredar áreas verdes da cidade de São Carlos (SP), porquê praças, parques e bosques? Oriente é o “Pequeno Guia para Deslindar a Natureza em São Carlos”, um invitação à experiência e à investigação.

Nele há uma coleção de provocações e informações que instigam a estar a firmamento cândido com mais tempo e disposição para perceber os detalhes. Ouvir sons que nunca são reparados, observar aquilo que nunca é visto, desenredar histórias e iniciativas por trás das paisagens, imaginar outros jeitos de estar no mundo e de se relacionar com o espaço urbano, além de olhar tudo o que é espargido com o ânimo de se surpreender uma vez mais.

A segunda paragem é no Selva Cambuí. Quem passa hoje por esse mata nem acredita que décadas detrás ele nem existia, que a região estava degradada, com entulhos, servindo exclusivamente de pastagem para animais e sofrendo constantes incêndios. Moradores do bairro se envolveram tanto na transformação da dimensão que chegaram a plantar mais de 5 milénio mudas de espécies nativas e exóticas, espalhadas pelos seus 40 milénio metros quadrados. Foram 287 espécies de árvores!

O mata conta com cuidados, manutenção e presença da Associação de Moradores do Parque Santa Marta, da ONG Veredas Caminho das Nascentes e da Associação de Moradores Amigos dos Jardins (AMOR). Ao longo dos anos, ele se tornou espaço de convívio, lazer e festejos para a comunidade lugar e de estudo científico e sensibilização ambiental para toda a cidade. Todo esquina do Selva Cambuí é prova viva da força e da formosura da natureza e do engajamento coletivo.

Saiba mais em: www.sescsp.org.br/2a-parada-bosque-cambui

Pedestal: Prefeitura Municipal de São Carlos e Sincomércio São Carlos

Teor produzido pelo @sescsaocarlos

Oriente é o conduto do Turismo Social do Sesc São Paulo. Cá você encontrará experiências turísticas mormente criadas para o envolvente do dedo, um caminho para inspirar novas formas de saber lugares, pessoas e ideias, além de enriquecer a bagagem interna que acompanhará você em futuras viagens, presenciais ou virtuais.

Visite o portal, a plataforma Sesc Do dedo e siga o Sesc SP nas redes sociais:

http://sescsp.org.br/turismosocial
http://sesc.do dedo/categorias/turismo-social
http://instagram.com/sescsp
http://facebook.com/sescsp

#ProgramaçãoSescSP #TurismoSocial #Turismo #SãoCarlos

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo