Destino Nacional

O que fazer em Teresina [2023]

Antes de tudo, se você deseja conhecer Teresina, a capital do Piauí, não deixe de ler este artigo até o fim. Afinal, iremos compartilhar todas as dicas e passeios imperdíveis para que você possa aproveitar ainda mais a sua viagem a esse paraíso. 

Em primeiro lugar, a cidade Teresina é também conhecida como cidade verde, pois possui uma natureza exuberante, lindos parques, áreas verdes, lagos, além dos Rios Parnaíba e Porti. Para além das belezas naturais, Teresina é detentora de uma história e cultura riquíssimas, o que fará da sua visita ainda mais completa.

O que este artigo aborda:

Quais são os passeios imperdíveis na cidade verde?

Conheça o complexo turístico da Ponte Estaiada:

Antes de mais nada, esse é o ponto turístico mais bem avaliado de Teresina, e não poderia faltar na lista do que fazer nesta cidade.

 Esse é também um dos mais famosos cartões-postais do local. Pois a ponte durante o dia permite que o turista tenha uma visão completa de 360º da cidade. E, além disso, durante a noite o lugar recebe uma iluminação especial que o deixa ainda mais deslumbrante. 

A ponte Estaiada Mestre João Isidoro França cruza o Rio Poti, um dos principais rios da região, e faz a conexão entre as regiões do centro e leste de Teresina.

Tal complexo foi inaugurado em 2010 devido as comemorações de 150 anos da cidade. No local é possível realizar caminhadas e andar de bicicleta pela ciclovia presente no local. É possível, ainda, levarmos do local aquela lembrança especial da viagem, pois lá encontramos inúmeras lojinhas de artesanato e souvenir.

Contudo, a grande atração do complexo turístico da Ponte Estaiada é o Mirante de onde podemos ver os principais pontos turísticos da cidade. Portanto, não deixe de utilizar o elevador que te levará ao mirante, e desfrute da paisagem desta cidade verde que te deixará boquiaberto.

Visite a Igreja de São Benedito

A Igreja de São Benedito está localizada no coração da cidade de Teresina, e é tombada, reconhecida como monumento histórico. Sua construção é datada de 1917, demorou 12 anos para ser concluída, e foi feita em homenagem ao padroeiro dos negros. O local idealizado pelo povo negro, se encontra ao lado de um dos cemitérios de escravos. Portanto, aproveite a visita a esta Igreja para conhecer um pouco mais sobre a história da região, e relembrar os desafios vividos nos tempos da escravidão.

Aprenda sobre os costumes locais na Central de Artesanato Mestre Dezinho

O que você não pode deixar de fazer em Teresina é explorar um pouco mais sobre os costumes da região. Portanto, visite a central de artesanato mestre Dezinho para aprender sobre a cultura e tradição do povo piauiense.  Este espaço é composto por inúmeras lojas que vendem artesanato além de ser sede de grandes eventos culturais. Por isso, aproveite sua estada em Teresina e procure saber sobre a programação do espaço.

Passe uma tarde no Espaço Cultural Esperança Garcia

Se você gosta de conhecer mais sobre a cultura local das cidades que visita, conhecer o espaço cultura Esperança Garcia não pode faltar na sua lista do que fazer em Teresina. Afinal, esse espaço tem como norte expor e divulgar a cultura e tradições piauienses, promovendo eventos culturais, exposições, atividades de música, dança e gastronomia. Vale a pena dedicar algumas horas da sua visita para conhecer o espaço.

Faça um tour pelo centro da cidade Verde

Entre a sua lista do que fazer na cidade de Teresina não pode faltar uma caminhada pelo centro da cidade. Afinal, é nesta região que as mais belas construções históricas estão localizadas.

 Diante disso, a mais conservada dessas construções é o Palácio Karnak, e esse merece, sem dúvida, receber a sua visita. Pois seu estilo neoclássico tem inspiração nos templos gregos, possui, portanto, uma arquitetura especial, e belas paisagens, compostas por um lago e jardins. Esse local que já foi a moradia do Barão Castelo Branco, hoje é sede do governo do Piauí, e deve estar na sua lista do que fazer na cidade.

Ainda pela região do centro da cidade, aproveite para conhecer o Museu Piauí. O local possui 16 salas, e conta com riqueza de detalhes a história de Teresina. Além disso, em seu acervo podemos encontrar artefatos indígenas, pinturas, móveis, fósseis, etc.

Da mesma forma, ainda por esta região, não deixe de conhecer o chamado troca troca. Essa é uma área comercial diferenciada, pois nela ocorrem trocas dos mais diversos tipos de itens. Diante disso, os escambos são realizados bem a margem do Rio Parnaíba. Lá é possível encontrar calçados, aparelhos eletrônicos, roupas, disco de vinil entre muitas outras coisas. Ainda que você não tenha interesse nas trocas ou aquisição de novos itens, a experiência de visitar um local como esse deve fazer parte da sua lista do que fazer na cidade de Teresina.

Desfrute de momentos agradáveis pelo verde, da cidade verde.

Teresina não é conhecida como a cidade verde por acaso, por onde quer que caminhemos encontramos parques e espaço arborizados. Portanto, não deixe de incluir em seu roteiro alguns passeios por esses locais.  Entre os mais belos parques da cidade que merecem a sua visita estão: o Parque da cidade, o Jardim Botânico, o Parque Matias Matos, e o Macaúba. 

Porém, o parque mais conhecido e visitado pelos turistas em Teresina é o Parque Ambiental Encontro dos Rios. Logo na sua porta de entrada você encontrará a escultura de uma Cabeça de Cuia responsável pela proteção do ambiente. Além disso, é nesse parque que o encontro especial entre os Rios Parnaíba e Poti ocorre, marcando a divisa entre Piauí e Maranhão localizado na outra margem. Portanto, aproveite os mirantes disponíveis no local para apreciar esse belo encontro.

Conheça o Pólo Cerâmico de Teresina

Aproveitando a proximidade em relação ao parque ambiental encontro dos rios, visite o pólo cerâmico artesanal do poty velho. Nesse local, encontramos várias lojas no mesmo espaço, vendendo uma diversidade imensa de peças de cerâmica, para todos os gostos. Portanto, aproveite o passeio e já garanta as suas lembrançinhas desta viagem.

Conheça a ponte metálica de Teresina

Embora a ponte estaiada seja a mais famosa da cidade, a ponte metálica João Luís ferreira foi a primeira ponte construída sobre o Rio Parnaíba, e é responsável pela ligação entre Teresina, e Timon, cidade maranhense. Além disso, a construção desta ponte levou cerca de 17 anos, sendo finalizada somente em 1939. Da mesma forma, foi essa estrutura que permitiu o estabelecimento da linha de trem São Luiz- Teresina. Portanto, essa estrutura que é tombada pelo Instituto de patrimônio histórico e artístico nacional deve, sem dúvida, constar na sua lista do que fazer em Teresina.

Leve a suas crianças para a diversão em Teresina

Caso esteja viajando com crianças, ou queira levar a sua criança interior para um passeio aproveite para conhecer o Parque da cidadania, com a sua pista de skate divertida. Além disso, visite também o Parque Zoobotanico para apreciar a variedade dos animais, e da fauna e da flora da região. E por fim, garanta a diversão de toda a família no Parque Potycabana que possui um grande número de quadras e atividades esportivas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo