Destino Nacional

O que fazer em Rio Branco Acre [2023]

 Antes de mais nada, você já ouviu falar sobre a cidade de Rio Branco, no Acre? Embora poucas pessoas conheçam os atrativos turísticos dessa cidade, encontramos nela uma parte importante da história do nosso país. Além disso, sua localização na maior floresta tropical do mundo é privilegiada. Portanto, leia este artigo e saiba o que fazer em Rio Branco.

Primeiramente, se você tem interesse em visitar a Amazônia, sua primeira opção de viagem deveria ser o Acre, pois está localizado no centro desta exuberante floresta.  Do mesmo modo, a poucos quilômetros do centro da cidade é possível visitar vários grupos indígenas e conhecer um pouco dessa rica tradição e cultura.

De antemão a cidade de Rio Branco surpreende aos turistas, pois possui uma excelente rede de ciclovias e a limpeza e conservação dos meios urbanos são notórias. Além disso, Rio Branco recebeu um alto investimento em infraestrutura, mobilidade, tecnologia, o que impactou intensamente a qualidade dos meios de transporte e internet local. Portanto, saiba o que fazer nesta interessante e pouco explorada cidade. Não deixe de conferir as atrações listadas abaixo:

Visite o Palácio Rio Branco

Desde 1930 essa é a sede do governo acriano. O Palácio é uma suntuosa construção, localizada bem no centro da cidade. Além disso, o espaço recebe uma exposição permanente que ocupa várias salas abertas a visitação. Portanto, aproveite o passeio para conhecer um pouco mais sobre a história do crescimento desta cidade, que envolve disputas territoriais, e tem grande destaque para a figura do ambientalista Chico Mendes.

Conheça o deque da gameleira, onde Rio Branco nasceu.

Este local não poderia faltar na lista do que fazer em Rio Branco. Trata-se do ponto onde a cidade nasceu. A região é caracterizada por casas coloridas que foram construídas às margens do Rio Acre, porém nesta altura a cidade era apenas o Seringal Volta da Empreza. Portanto, essas primeiras construções são tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico, devido a sua relevância histórica.  Além disso, o calçadão deste local é uma ótima oportunidade para um passeio agradável as margens do Rio.

Aprecie o artesanato no local no novo mercado velho

A área do mercado popular municipal passou por uma grande revitalização, e por isso passou a ser chamada de Novo mercado velho. Esse espaço que está localizado na outra margem do Rio merece a sua vida, pois é muito convidativo para um encontro no final da arte. Além de ser o espaço ideal para conhecer o artesanato e a cultura local, e comprar algumas lembranças da sua viagem por esta cidade.

Juntamente com isso, ao lado do Mercado há uma cantina que serve café da manhã e almoço, e é um daqueles locais muito tradicionais que te permitem sentir a atmosfera verdadeira da cidade. Portanto, conhecer essa região deve, sem dúvida, fazer parte da nossa lista do que fazer em Rio Branco.

Desfrute da natureza local passeando por seus parques

O parque da maternidade outrora era um valão que cortava a cidade. Apesar disso, hoje é uma grande área verde, onde os moradores locais caminham e passam o tempo conversando, ou apreciando o práto típico do local, o Tacacá.

Além desse, outro parque que merece estar na nossa lista do que fazer em Rio Branco, é o Parque Ambiental Chico Mendes. Afinal, o local é um centro de preservação e educação ambiental, com mais de 57 hectares.  Além disso, o parque possui diversas trilhas ecológicas e um memorial em homenagem ao ambientalista Chico Mendes.

Conheça as etnias do Acre

Para os que desejam conhecer melhor as étnias que compõem o Acre não deixe de visitar a Casa dos Povos da Floresta entre a lista do que fazer na cidade. Esse espaço foi construído próximo ao Parque da Maternidade. Além disso, no local é possível conhecer um pouco sobre as lendas e culturas das comunidades que formam os povos tradicionais da Amazônia – os ribeirinhos, indígenas e seringueiros. Similarmente, encontramos nessa casa também elementos que retratam a arte e cultura indígenas através dos itens de cerâmica, e pelo kene, desenho típico da etnia Kxinawa. Portanto, não deixe de visitar esta casa e aprofundar os seus conhecimentos sobre a história do povo brasileiro.

Desfrute de uma divertida tarde na biblioteca da Floresta

Embora tenhamos a idéia de que bibliotecas são lugares silenciosos e cheios de livros, a biblioteca da floresta desconstrói este nosso imaginário. Afinal, no local os visitantes recebem uma aula sobre as dezesseis etnias indígenas que moram na floresta na região do Acre. Além disso, por meio de uma escada com plantas e sons da floresta o turista pode desbravar mais sobre os costumes e hábitos desses povos. Por fim, há ainda neste local uma reprodução idêntica do que seria uma casa tradição de seringueiro. Conhecer a biblioteca da floresta, portanto, não pode faltar na sua lista do que fazer em Rio Branco.

Aproveite o único voo de balão na floresta amazônica

Não deixe de fazer um voo de balão em Rio Branco, no Acre, pois essa é uma daquelas experiências inesquecíveis. Ver o sol nascendo de dentro do balão, com a vista de toda a floresta é, de fato, indescritível.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo