Lugares
12 meses atrás

O que fazer em Fortaleza? Confira 10 pontos turísticos

O que fazer em Fortaleza? Confira 10 pontos turísticos
MandoBarista / Flickr

Muito sol o ano inteiro, poucas chuvas, praias paradisíacas de verdes mares, ventos fortes, dunas e as noites mais animadas do nordeste. Celeiro de muitos talentos do humor brasileiro, Fortaleza te espera com um povo hospitaleiro e atrações para todos os gostos.

1. Centro Cultural Dragão do Mar

Centro Cultural Dragão do Mar (foto: Governo Federal Brasileiro)
Centro Cultural Dragão do Mar (foto: Governo Federal Brasileiro)

Dragão do Mar era o apelido de um jangadeiro que durante as lutas abolicionistas se recusou a embarcar escravos no porto de Fortaleza. Chamado apenas de Dragão pelos fortalezenses, o complexo abriga cinema, museu de arte contemporânea, Memorial da Cultura Cearense, praça de espetáculos, biblioteca, livrarias e ainda bares e restaurantes.

2. Parque Aquático Beach Park

Parque Aquático Beach Park (foto: divulgação)
Parque Aquático Beach Park (foto: divulgação)

O Beach Park é um complexo aquático construído na praia do Porto das Dunas, que possui piscinas com ondas, toboáguas, piscina aquecida, piscina para esportes aquáticos, correnteza encantada e escorregadores gigantes. Não deixe se se aventurar no Insano, um toboágua de 41 metros – equivalente a um prédio de 14 andares, uma das atrações mais radicais do mundo.

3. Canoa Quebrada

Canoa Quebrada (foto: marlise rodrigues)
Canoa Quebrada (foto: marlise rodrigues)

Distante 160 km ou duas horas de carro ao sul de Fortaleza, Canoa Quebrada foi cenário de filmes como Bella Dona, de Luiz Carlos Barreto. A praia é conhecida por suas falésias de mais de 30 metros de altura e inúmeras atividades ao ar livre, como passeio de buggy, mountain bike e sandboarding, entre outras. Você pode fazer uma visita de um dia, saindo cedo de Fortaleza e voltar depois do pôr do sol, ou pernoitar por lá e aproveitar a vida agitada da “Broadway”, a rua principal da cidade com seus inúmeros bares e restaurantes.

4. Baladas

A vida noturna de Fortaleza (foto: Eduardo Artico)
A vida noturna de Fortaleza (foto: Eduardo Artico)

A vida noturna de Fortaleza pode ser resumida da seguinte forma: ela começa na Avenida Beira Mar e termina na região do Dragão do Mar. Se não quiser ficar de bar em bar, o Mucuripe Club é o local ideal. São diversos ambientes com diferentes estilos musicais tocando em cada um. Travessa Maranguape, 108 – Centro.

5. Praia do Futuro

Praia do Futuro (foto: ME/Portal da Copa)
Praia do Futuro (foto: ME/Portal da Copa)

É uma das mais badaladas praias da região com suas barracas tradicionalmente conhecidas pelo porte, infraestrutura e ornamentação. Algumas chegam a oferecer serviços de parques temáticos, como piscinas naturais e salva-vidas. Você precisa experimentar a tradicional caranguejada, uma das especialidades das barracas, que também costumam agitar a vida noturna a partir das quintas-feiras, quando acontecem apresentações e shows com forró, DJs e até humoristas.

6. Feirinha Beira Mar

Encontre de tudo um pouco. Na Avenida Beira Mar, na Praia do Meireles, após as 16 horas, começam a serem montadas centenas de barracas que vendem todo tipo de artesanato regional e outros artigos. Embora a concorrência seja grande, pechinchar sempre funciona.

7. Centro das Tapioqueiras

Tapioca (foto: Anizio "Olinda" da Silva / Flickr)
Tapioca (foto: Anizio “Olinda” da Silva / Flickr)

Um convite ao pecado da gula! A massa feita a partir da raiz da tapioca serve de base para os mais suculentos e deliciosos recheios. Prima distante do crepe francês, o quitute genuinamente brasileiro tem lugar certo para ser consumido em Fortaleza: o Centro das Tapioqueiras, que fica no bairro Messejanda, na Avenida Washington Sorares, 10215. Lá, mais de 20 barracas vendem a iguaria com mais de 60 tipos de recheios que podem ser doces, salgados ou uma mistura dos dois.

8. Pôr do Sol na Ponte Metálica

Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, está localizada na Praia de Iracema (foto: Governo Federal Brasileiro)
Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, está localizada na Praia de Iracema (foto: Governo Federal Brasileiro)

Quase todo destino turístico possui “o pôr do sol mais bonito do mundo”. Em Fortaleza esse local é a ponte metálica que fica na Praia de Iracema. Então, que tal um brinde ao sol nos diversos bares e restaurantes nas proximidades da ponte?

9. Perca o amigo, mas não perca a piada

Com filhos ilustres como Chico Anísio e Tom Cavalcante, o Ceará é um celeiro de comediantes. No Teatro do Humor Cearense a risada é certa durante toda a semana. Com duas sessões diárias, às 20h00 e 21h30. Fica na Avenida Beira Mar, esquina com Rua Osvaldo Cruz.

10. Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar (foto: ME/Portal da Copa/Embratur)
Theatro José de Alencar (foto: ME/Portal da Copa/Embratur)

José de Alencar foi um escritor cearense patrono da Academia Brasileira de Letras. O teatro que leva seu nome foi construído em 1910 e chama a atenção por sua estrutura metálica, pelos vitrais coloridos e pelas pinturas no teto.

Conheça mais o Viagempedia

O Viagempedia é um site para quem adora curtir o lado bom da vida, como viagens, boa gastronomia e ótimas experiências. Encontre restaurantes, pontos turísticos e passagens aéreas e muito mais. Nós amamos um bom hotel, uma viagem para pontos turísticos interessantes e aproveitar o melhor da gastronomia. Nós comemos, viajamos e contamos tudo por aqui... Leia Mais