Destino Nacional

O que fazer em Cunha SP [2023]

Você é do tipo de pessoa que adora conhecer lugares montanhosos, com vistas de tirar o fôlego? Se sim, é bem provável que já tenha ouvido falar de Cunha SP. Mas o que essa cidade tem de tão especial?

Por qual razão você deveria aproveitar a oportunidade de conhecer a região? Por ser uma cidade do interior, Cunha é um ótimo destino para aquelas pessoas que querem relaxar um pouco.

Mas, fora isso, a experiência e todo o visual que o local proporciona é, sem dúvidas, um dos mais bonitos. Contudo, antes de ir ao local, há algumas coisas que você precisa saber.

Quais são os melhores lugares para se hospedar? Qual é a época do ano mais propícia para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer? Quais são os melhores pontos turísticos?

Dúvidas como essas são bem comuns, mas é essencial obter esclarecimento sobre todas, para garantir uma viagem mais tranquila. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre Cunha SP.

O que este artigo aborda:

Onde fica Cunha?

Cunha é uma cidade do interior do estado de São Paulo, a qual fica a cerca de 220 km da capital. No entanto, uma curiosidade sobre o local é que ela fica encravada no meio de quatro serras.

A cidade de Cunha faz parte das seguintes serras: da Mantiqueira, da Bocaina, do Mar e do Quebra-Cangalha. E esse simples fato faz com que o local seja ainda mais atrativo.

Chegar em Cunha também não é um trabalho difícil. Basta pegar o acesso no KM 65 da BR-116, a Rodovia Dutra. Fica na altura da cidade de Guaratinguetá. Em seguida, é só pegar a SP-171 em direção a Paraty.

A principal entrada da cidade fica próximo do km 46. Mas, caso queira ir a um local específico, pode ser que uma outra lhe sirva melhor. Inclusive, caso queira ir de Paraty a Cunha, o trajeto dura por volta de 1h20.

Onde ficar em Cunha SP?

Uma dúvida bem pertinente ao assunto é sobre onde ficar em Cunha SP. E a verdade é que há bastante opções de locais para se hospedar. Assim, é capaz de agradar todos os públicos.

Dentre as principais, podemos citar as seguintes:

  • Pousada Recanto das Girafas: é uma ótima hospedagem para quem quer ficar na zona rural, uma vez que é mais agradável e mais romântica. Essa pousada é ótima para casais, além de possuir um bom custo-benefício;
  • Pousada Aconchego da Bocaina: essa pousada também é uma ótima opção para aqueles que querem ficar mais próximo da natureza;
  • Recanto Roça Grande: esse recanto possui boas acomodações, como Wi-Fi, jardim e uma churrasqueira;
  • Sítio Campo Sereno, Arte na Roça: é uma casa bem ampla, com 5 quartos e dois banheiros, ótima opção para ficar com a família.

Quando ir para Cunha SP?

Como fica em região serrana, o clima é bem agradável. Enquanto o verão é morno e abafado, o inverno já é mais suave. Ao longo do ano, a temperatura pode variar de 11°C a 27°C;

Durante os meses de inverno, a temperatura pode cair para até 8°C, mais ou menos. Por isso, para quem gosta de algo mais romântico, a melhor data para ir é do início de abril ao início de junho.

A dica aqui é evitar ir durante os meses de dezembro a janeiro, uma vez que eles costumam ser mais chuvosos.

O que fazer em Cunha SP?

Agora que já falamos um pouco mais sobre a cidade, com certeza você está ansiosa para saber o que fazer nesse lugar, não é mesmo? Então vamos para as dicas!

Centro histórico

Cunha faz parte da Estrada Real, que é a maior rota turística do país. Essa estrada passa pelos estados de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Então, conhecer o centro é algo indispensável.

A Estrada Real tem esse nome porque, no século XVII, a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes.

Lavandário

Esse é um lugar indispensável, que todo mundo que passa pela cidade precisa conhecer. Em suma, nada mais é que um campo cheio de lavandas, o que deixa a paisagem linda.

No entanto, como é uma propriedade particular, é preciso pagar um ingresso para poder entrar. Mas vale a pena, uma vez que atrás há uma estrutura para tomar um café, lojinha e até um spa.

Pedra de Macela

Trata-se de uma montanha que fica encravada na Serra do Mar e Serra da Bocaina. Possui 1840 m de altitude sendo, portanto, o ponto mais alto da cidade. Além disso, é o limite entre Cunha e Paraty, RJ.

Fazenda Aracatu

Na verdade, trata-se de um local em que você pode tomar um café. Mas o lugar é tão bonito, cheio de detalhes, que vale muito a pena conhecer. Lá tem sofás, cadeiras, redes e alguns outros móveis dos quais você pode transitar livremente!

Durante o frio, é possível se aquecer bem pertinho da lareira. Mas, se for uma época mais quente, não deixe de provar o sorvete que é feito do leite da vaca deles.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo