Destino Nacional

O que fazer em Cuiabá em 3 dias [2023]

Primeiramente, se você está pensando em passar alguns poucos dias na capital do Mato Grosso, é importante saber o que fazer, para que possa aproveitar ao máximo sua viagem. Por isso, descubra o que fazer em Cuiabá em 3 dias e aproveitar muito a sua viagem.

Apesar de Cuiabá não ser muito visitada pelos turistas brasileiros, a cidade é repleta de atrações. Desde a riqueza histórica, presente em muitas construções, até os parques naturais, e a gastronomia local, fazem de Cuiabá um excelente destino para sua viagem.

O que este artigo aborda:

O que fazer em Cuiabá em 3 dias

Embora muitos turistas vejam Cuiabá apenas como uma cidade de passagem para destinos como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, há muito para ser conhecido no local. Portanto, separe ao menos 3 dias no seu roteiro e explore essa bela cidade.

Dia 1

Descubra mais sobre a história local

Primeiramente, nesse nosso texto sobre o que fazer em Cuiabá em 3 dias, você deve iniciar o seu passeio por esta cidade conhecendo um pouco mais sobre a sua história. Dessa maneira, se você é um amante da história e arquitetura, não pode deixar de incluir em sua lista do que fazer em Cuiabá a visita ao seu centro Histórico.

Foi nesse local que nasceram as primeiras ruas após o ouro ter sido descoberto próximo ao córrego Prainha, em 1971.

Desde então, a região tem preservada as formas originais dessas construções que tiveram origem no período colonial. Portanto, caminhar pelas ruas e edifícios é também conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

Diante de tamanha relevância, a região é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Iphan.

Além disso, no centro histórico é possível visitar diversas Igrejas, museus e memoriais.

Visite a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São benedito

Inclusive, a primeira Igreja da cidade que foi construída em 1730 e está localizada na Praça do Rosário, está aberta a visitação. 

Embora não seja comum, em Cuiabá encontramos esta Igreja que é dedicada a dois santos ao mesmo tempo. Além disso, essa Igreja está presente no município desde a sua fundação.

Atualmente a arquitetura desta construção é tipicamente colonial, simples, e em seu interior encontramos decorações no estilo barro. Essa é, portanto, um dos marcos da história colonial cuiabana.

Conheça o museu da Imagem e do Som

Aproveite para conhecer também O museu da Imagem e do Som, que foi inaugurado em 2006. O local tem como objetivo preservar a história de Cuiabá. Por isso, seu acervo é composto por mais de 30.000 fotos, documentos, vídeos, e discos que conservam o passado da cidade.

Caminhe ao entardecer pela Orla do Porto

Por fim, para que possa encerrar o seu primeiro dia de passeios pela cidade de Cuiabá, opte por fazer uma boa caminhada pela orla do Porto. O local sofreu recente revitalização, e acompanha as margens do Rio Cuiabá. Além de ser um local ideal para caminhadas, pelo caminho é possível visitar inúmeras lojas, museus, e restaurantes deliciosos, com vista para o Rio.

Quer agendar os melhores passeios em Cuiabá e ainda ajudar o blog?! Reserve seus passeios por um de nossos parceiros: a civitatis.

Dia 2 – O que fazer em Cuiabá em 3 dias

Reserve algumas horas do seu dia para explorar o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

De antemão, essa é, provavelmente uma das atrações mais curiosas de Cuiabá. Por isso, ela não pode deixar de fazer parte da sua lista do que fazer pela cidade.

Este museu conta um pouco sobre a história da cidade, através de sua própria construção, visto que a galeria ocupa o espaço do antigo reservatório de água de Cuiabá, que foi fundado em 1882. Este local comportava as caixas d’água que abasteciam a cidade inteira com a água vinda do Rio Cuiabá.

Além disso, o acervo do museu é composto por fotografias antigas que registram a história e o desenvolvimento da capital, e também expõe peças do antigo encanamento que abastecia a capital.

Conheça a Casa do Artesão

Do mesmo modo, a casa do Artesão é um espaço que merece constar na sua lista do que fazer em Cuiabá. Afinal, o espaço se dedica a venda e exposição dos trabalhos de artistas da própria região. 

Até mesmo a vista do casarão já justifica a visita ao local, porém o visitante poderá ainda apreciar uma série de obras manuais em cerâmica, têxteis, e artesanato indígena. Além disso, vale a pena levar também alguma lembrança da viagem comprada nesse espaço.

Dia 3

Conheça o Santuário Nossa Senhora do Bom despacho

Vamos agora para o último dia do nosso post sobre O que fazer em Cuiabá em 3 dias. Diferentemente da primeira Igreja cuiabana, este santuário nos rouba a atenção a primeira vista. Afinal, sua arquitetura foi inspirada na Catedral de Notre-Dame em Paris. Portanto, essa é considerada a igreja mais bonita da capital do mato grosso.

Além disso, aproveite a visita a esta Igreja para conhecer também o museu de Arte Sacra que funciona como um anexo do Santuário. Seu acervo nos conta a história de Cuiabá do ponto de vista religioso, e ainda possui peças relacionadas a escravidão no Brasil.

Refresque-se no parque Mãe Bonifácia

É provável que entre uma visita e outra você seja acometido pelas ondas do calor de Cuiabá. Por isso, visitar o parque Mãe Bonifácia não pode faltar na sua lista do que fazer na cidade. Pois esse é o local perfeito para fugir do calor, desfrutando das sombras das árvores. 

Além de ser um dos cartões postais mais frequentados de Cuiabá, é possível fazer trilhas, caminhadas e até apreciar a vista de um mirante que o lugar possui.

Portanto, aproveite para relaxar e passar algumas horas com a família nesse espaço, até mesmo um piquenique pode ser um programa perfeito para a ocasião.

Visite o ponto central da América do Sul

Outro passeio interessantíssimo que não pode faltar no seu roteiro do que fazer em Cuiabá, é a visita ao Centro Geodésico da América do Sul. Afinal, trata-se de um obelisco de 20 metros, que marca o ponto exato onde se encontra o centro da américa do sul. Embora não tenha muito para ser visto no local além do obelisco, o marco geográfico do território justifica esse passeio.

Se você gosta de um agito noturno, não pode deixar de conhecer a Praça Popular que é onde encontramos os principais bares da cidade, e é, portanto, o local ideal para ver pessoas diferentes, tomar um drink e petiscar. Por isso, não deixe de conhecer a região antes de deixar a cidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo