Categorias
Destinos

Melhores destinos: As 10 praias mais bonitas do Brasil

São 2.095 praias que atraem turistas de todos os cantos do mundo.

É o 16º maior litoral de todos os países do mundo: o Brasil tem 7.491 quilômetros de extensão de costa, banhada pelo Oceano Atlântico.

São 2.095 praias que atraem turistas de todos os cantos do planeta e fica bem difícil fazer uma lista das mais bonitas, mas é muito fácil falar sobre elas. Que fique claro que isso não é um ranking. É apenas uma lista para inspirar a sua próxima viagem.

1- Pipa (Tibau do Sul, Rio Grande do Norte)

O vermelho das falésias, a areia branquinha das dunas e o mar azul esverdeado. Localizada no município de Tibau do Sul, 85 km de Natal. A Praia da Pipa era um pacato vilarejo de pescadores até ser descoberta pelos surfistas nos anos 70. É uma área de preservação de tartarugas marinhas onde gatos e gatinhas se encontram para uma agitada vida noturna.

2- Baía do Sancho (Fernando de Noronha, Pernambuco)

A segunda melhor praia do mundo segundo uma votação no TripAdvisor, perdendo apenas para Grace Bay, nas Ilhas Turcas e Caicos. Nem poderia ser diferente: fica em Fernando de Noronha, onde é cobrada uma taxa de permanência de R$ 64,25 por dia, destinada à preservação ambiental. O acesso a Baía do Sancho também é tarifado. Vale muito a pena, principalmente para os praticantes de mergulho.

3- Canoa Quebrada (Fortaleza, Ceará)

Assim como Pipa, também é uma praia de falésias avermelhadas e até os anos 70 era uma vila de pescadores. Hoje, a cerca de 120 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é um dos destinos mais visitados do nordeste. Tem uma boa infraestrutura com pousadas, bares, baladas e restaurantes.

4. Bonete (Ilha Bela, São Paulo)

De barco, cerca de 30 minutos. Pra quem adora aventura, umas quatro horinhas de caminhada por uma trilha de 15 quilômetros. Vá tranquilo porque existem algumas cachoeiras pelo caminho, como a da Laje e a do Areado, pra você se refrescar. Quando chegar à Praia do Bonete a única dor que você vai sentir é o lamento por ter que ir embora.

5- Quarta Praia (Morro de São Paulo, Bahia)

A região de Morro de São Paulo, conhecida como Costa do Dendê, tem oito praias igualmente imperdíveis. Não deixe de ir à Quarta Praia, com suas piscinas naturais de água cristalina e poucas ondas. Perfeita para banho, mergulho, voo livre, ou simplesmente estender uma toalha na areia e ficar de boas.

6- Praia do Espelho (Trancoso, Bahia)

Situada em uma área de proteção ambiental, a Praia do Espelho combina vegetação nativa da Mata Atlântica, coqueirais, mangue e falésias de tons brancos, com o mar de águas calmas, mornas e cristalinas. De cair o queixo e tirar o fôlego.

7- Arpoador (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Uma das praias mais encantadoras da cidade maravilhosa fica no bairro de Ipanema. O Arpoador é uma praia de apenas 500 metros, mas sua beleza incrível atrai milhares de turistas que mantêm a tradição de ir até lá para bater palmas na hora do pôr do sol.

8- Praia do Rosa (Imbituba, Santa Catarina)

Uma praia paradisíaca com fama internacional, a 97 km de Florianópolis. Com dois quilômetros de extensão, além da beleza em terra, é possível fazer um passeio de barco para observar as majestosas baleias-francas. Tem bons restaurantes e, no verão, uma agitada vida noturna.

9 – Lopes Mendes (Ilha Grande, Rio de Janeiro)

Também em uma votação no TripAdvisor, ficou em sétimo lugar no ranking das melhores do mundo. Areia fina e clara, água fresca do mar azul-esverdeado, e a sombra das amendoeiras. Em alguns trechos o mar e agitado, point dos surfistas.

10- Baía dos Porcos (Fernando de Noronha, Pernambuco)

Outra maravilha de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão. Lá ficam transparentes piscinas naturais e o belo Morro dos Dois Irmãos, o mais famoso cartão-postal da ilha.