Lista de países que não precisam de visto para brasileiros

Lista de países que não precisam de visto para brasileiros
Moyan Brenn / Flickr

Uma boa notícia para quem ama viajar é que nos últimos anos, o Brasil assinou acordos bilaterais e facilitou a entrada dos viajantes em diversos países, ao todo são 55. Mesmo assim, algumas exigências precisam ser cumpridas.

Para quem ainda não sabe, nos países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), os brasileiros podem viajar apenas com o documento de identidade. A exceção é a Guiana Francesa, departamento ultramarino da França que ainda exige visto de brasileiros.

Países que NÃO exigem visto para turistas brasileiros

No momento de planejar a viagem para o exterior, o primeiro passo é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país de destino.

Países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além de México, Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.

Entretanto, em muitos casos, é necessário planejar a solicitação e retirada do visto com antecedência, já que os prazos podem variar de acordo com critérios e exigências determinados por cada país.

Antes de embarcar, é importante certificar junto à Embaixada ou Consulado do país de destino quais os requisitos de entrada. O turista também deve verificar qual o tipo de visto (turismo, estudo ou trabalho) se enquadra ao objetivo da viagem.

O visto é a permissão de entrada concedida por um país ao cidadão estrangeiro e varia de acordo com a duração e o objetivo da viagem. Os brasileiros que desejam obter o visto de entrada em outros países devem comparecer ao consulado ou embaixada do país de destino. Estados Unidos, Japão, China, Índia, entre outros, são algumas das nações que exigem a documentação nos passaportes brasileiros, assim como a maioria dos países de Oceania, África e Europa oriental.

Nações da Europa ocidental e América Latina não solicitam visto para turistas brasileiros, devido a um acordo de reciprocidade com o Brasil.

O Ministério de Relações Exteriores recomenda que o interessado em viajar para fora do Brasil preencha o maior número possível de informações no formulário obrigatório, o Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV), para assim reduzir o prazo de processamento do pedido solicitado.

Depois, é necessário entregar o protocolo assinado, com os documentos originais do respectivo viajante e ainda um comprovante de pagamento de rendimentos ao agente consular na embaixada ou consulado respectivo. Todo o processo pode ser acompanhado pelo site do Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV).

Deixe seu comentário:

Nem todos os países pedem vistos para que você faça sua tão sonhada viagem internacional, listamos alguns desses nesta lista super útil, claro que antes de viajar é bom se informar.

São vários países interessantes para você viajar sem visto e burocracia, facilitando sua viagem.

Países exigem visto para brasileiros

De acordo com a advogada Mayara Alves, realizar a tão esperada viagem aos Estados Unidos exigiu paciência e planejamento. “Há 6 anos, realizei minha primeira viagem aos Estados Unidos. Na ocasião, iniciei os procedimentos para retirada do visto de turismo com 3 meses de antecedência. Foi um procedimento burocrático, no qual preenchi formulários e apresentei diversos documentos, entre eles, o orçamento da minha viagem e o tempo de estadia”, relata.

Mayara também afirmou que precisou renovar o visto após sua última viagem realizada no ano passado. “O procedimento foi feito todo on-line e o envio do passaporte, via postal. Em menos de um mês meu visto foi renovado”, ressaltou.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, não é permitido ao brasileiro que queira trabalhar ou estudar no país de destino viajar com o visto de turista. Neste caso, o passageiro poderá ser preso ou até mesmo deportado.

Também é importante que o turista tenha em mãos os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-las.

Vale ressaltar que, embora alguns países não exijam visto para turistas brasileiros, a dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.

Países que EXIGEM visto para turistas brasileiros

Confira abaixo a lista com alguns dos países que exigem o visto de turista para brasileiros e algumas orientações para facilitar os trâmites antes e durante a viagem:

País* Outras Recomendações
Afeganistão Exigência da vacinação contra a poliomielite até um ano antes da viagem
Argélia
Armênia
Angola
Austrália Vacinação contra febre amarela, passaporte com validade de pelo menos seis meses, entre outros
Bangladesh
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde Portadores de passaportes brasileiros diplomáticos ou de serviço estão isentos do visto de entrada por um período de permanência de até 90 dias
Camarões Portar carteira internacional de vacinação contra a febre amarela
Camboja Turistas podem solicitar visto no momento de chegada “visa on arrival”
Canadá
Catar
China
Congo
Cuba É preciso portar seguro de viagem com cobertura de despesas médicas no País
Egito Visto também pode ser adquirido quando da chegada no Aeroporto do Cairo, ou mesmo nos postos de fronteira
El Salvador
Emirados Árabes Unidos
Estados Unidos Recomenda-se planejar a obtenção do visto com vários meses de antecedência em relação à viagem, antes de adquirir passagem aérea
Etiópia
Gabão
Gana
Índia Turista deve portar certificado internacional de vacinação contra febre amarela
Honduras
Irã
Iraque Visto concedido pelo Consulado do Iraque no Brasil
Indonésia Visto de turista pode ser obtido no aeroporto, desde que apresentado passaporte com validade mínima de 6 meses
Japão Como não há vôos diretos entre
o Brasil e o Japão, turistas devem prestar especial atenção às exigências de entrada ou trânsito do país no qual farão conexão ou escala aérea.
Jordânia
Contar com visto de entrada aposto no passaporte ou solicitá-lo no aeroporto, mediante pagamento de taxa adicional
Líbano
Laos
Turistas ingressando no Laos por terra ou pelos aeroportos podem obter visto no momento da chegada
Mali
Portador de passaporte diplomático ou oficial está isento da exigência para ingressar no Mali
Moçambique
Visto poderá ser obtido na Embaixada e inclusive nos aeroportos, ao  custo de US$ 82,00
Nepal
Visto de turista poderá ser adquirido na chegada ao aeroporto
Nigéria
Quênia
Na chegada ao aeroporto o visto poderá ser adquirido com entrada válida por um período não superior a três meses
República da Guiné
Exigido certificado internacional de vacinação contra a febre amarela
São Tomé e Príncipe
É preciso fazer requerimento de autorização de entrada para então ser expedido o visto
Vietña
Tanzânia
Vistos para turistas brasileiros, válidos por 90 dias são concedidos na chegada (aeroportos ou postos de fronteira

+ Artigos

Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,