Foz do Iguaçu tem passeios incríveis, confira as dicas de turismo

Foz do Iguaçu tem passeios incríveis, confira as dicas de turismo
Deni Williams / Flickr

Um milhão quinhentos e cinquenta mil seiscentos e sete pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu nos 365 dias do ano de 2014. Desse total, 904.305 visitantes do Brasil. Os estrangeiros totalizaram 646.302 turistas. Depois dos brasileiros, as nacionalidades que mais estiveram presentes na unidade de conservação, foram: argentinos, paraguaios, americanos, franceses, alemães, espanhóis, japoneses, ingleses, australianos e peruanos.

O Parque Nacional do Iguaçu, com sua exuberância natural, atrai culturas e povos dos mais longínquos lugares do mundo. No ano de 2014 foram 172 países representados. Uma das curiosidades foi que os brasileiros visitaram mais o atrativo, com crescimento desse público em 22% em relação ao ano anterior. Outro destaque foram os paraguaios, que ganharam a terceira posição, historicamente ocupada pelos espanhóis. A visita de turistas do Paraguai teve um acréscimo de 3,4% com relação ao ano anterior.

Ano atípico – A quantidade de turistas estrangeiros teve uma diminuição de 18,49%. Já entre visitantes dos países do Mercosul, a queda foi de 18,25%. Para a direção do Parque Nacional do Iguaçu, diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entres elas importantes eventos nacionais, como a Copa do Mundo de Futebol e as eleições brasileiras.

Mesmo com essas situações, Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, faz uma avaliação muito positiva sobre o potencial turístico do local. “A visitação às Cataratas do Iguaçu foi surpreendente. Mostrou a força que possui o maior atrativo turístico do Paraná e um dos mais importantes parques nacionais do Brasil. O parque conquistou a maior marca já registrada na sua história, superando o ano de 2012, até então o maior registro de visitação desde que se iniciou a estatística de visitação nos anos 80”.

Parque – A unidade é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Desde o ano de 2000, a unidade conta com o apoio à visitação turística da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.

Em conjunto, o órgão federal e a concessionária trabalham para apresentar diariamente aos visitantes uma paisagem singular de rara beleza cênica, que são as Cataratas do Iguaçu, com uma infraestrutura que garanta segurança, conforto e qualidade do passeio para todos. As ações também visam a preservar e estimular a visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, que possui importantes reconhecimentos internacionais.

Desde 1986, o parque possui o título de “Sítio do Patrimônio Mundial Natural”, concedido pela Unesco, e no ano de 2011 a sua principal atração, as Cataratas do Iguaçu, ganhou o reconhecimento como uma das “7 Maravilhas da Natureza”, por votação aberta a pessoas de todo o mundo, da fundação suíça New 7 Wonders.

Deixe seu comentário:

Conheça Foz do Iguaçu, um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso, com 263 782 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2015. A distância rodoviária até a capital do estado é de 643 quilômetros. Sua área é de 617,701 km², dos quais 61,200 km² estão em perímetro urbano.

Segundo artigo publicado pela revista Exame em março de 2014, é o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.

Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A cidade tem uma temperatura média anual de 20,4°C. A vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,00%, o município contava em 2009 com 55 estabelecimentos de saúde. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,751.

Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo ser decomposto originalmente em Y (água) e guazú (grande), ocorrendo, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação. Seus moradores são designados usualmente pelo gentílico iguaçuenses.

+ Foz do Iguaçu

Turismo em Foz do Iguaçu com diversão e aventura
Turismo em Foz do Iguaçu com diversão e aventura
Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,