Como comer ostras cruas sem frescura

Como comer ostras cruas sem frescura
Alan Corrêa

Alan Corrêa*/*Você sabe que é viscosa, úmida, molinha, meio salgadinha e fica delícia molhadinha? Isso mesmo, as ostras!

Lembro que a primeira vez que experimentei senti certo “nojinho”, a inexperiência me levoua um restaurante não muito confiável, paguei caro e recebi um prato não muito confiável, as ostras cheiravam um pouco forte demais, jurava que ia acabar com uma cagadeira, mas deu tudo certo, adorei o sabor, quando tive a oportunidade de encontrar um bom produto me apaixonei.

Eu adoro a maioria dos peixes e frutos do mar, mas as ostras ganharam um lugar todo especial na minha mesa, principalmente quando vou para Peruíbe.

Ostra feliz não faz pérola, nem vira um bom jantar.

Existem duas formas de comer o molusco cru, primeiro é o jeito ogro, onde você taca a lingua, empurra com o dedo e se sente feliz, ótimo para aqueles momentos dentro de casa e a forma decente que mostro abaixo:

Como comer ostras cruas

Algumas pessoas tem certa repulsa, mas querem experimentar, para isso basta seguir o passo a passo abaixo e aproveitar. Não esqueça da bebida.

A primeira coisa a fazer quando o garçon chegar é sorrir, sua cara de nojo não vai adiantar em nada, pode irritar a sua companhia ou ainda te transformar em motivo de piada.

O prato geralmente deverá chegar com várias ostras, bem decorado, algumas fatias de limão, muito gelo e alguns molhos.

Se você não sabe o que fazer, não banque o especialista. Espere as outras pessoas se servirem e, aproveite para ver como eles pegam e preparam seus pratos.

Não seja guloso, escolha a menor ostra da bandeja, segure-a entre seu polegar e primeiros dois dedos.

Eu costumo jogar apenas limão e sal sobre a ostra, mas também podemos colocar pimenta (tabasco) e outros molhos, varia muito do restaurante.

Você vai notar que junto com a bandeja chegará um pequeno garfo, não é para espetar a sua refeição, é para destaca-la da concha, faça isso com delicadeza, sem pressão, muita força poderá fazer a sua ostra ir parar na cara de algum acompanhante.

Ostra crua (foto: Alan Corrêa)

Ostra crua (foto: Alan Corrêa)

Coloque a menor parte da concha nos labios inferiores, levante levemente e o molusco irá escorregar para sua boca. Saboreei sem medo, a primeira vez a experiência será uma bosta, algo na sua cabeça dirá que aquilo é algo nojento, desencana e parta para a próxima que logo você conseguirá apreciar essa delícia!

Deixe seu comentário:

Assim como alguns moluscos (polvo, lula, mexilhão, lulas gigantes etc.), as ostras são usadas como alimento. As pérolas das ostras também são bastante usadas em joias e enfeites. A casca de ostra é usada para suplementos alimentares ricos em cálcio.

A ostra tem uma forma curiosa de se defender. Quando um parasita invade seu corpo, ela libera uma substância chamada madrepérola, que se cristaliza sobre o invasor impedindo-o de se reproduzir. Depois de cerca de três anos esse material vira uma pérola. Sua forma depende do formato do invasor e sua cor varia de acordo com a saúde da ostra.

+ Artigos

Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Traçar rota antes de viajar ajuda a saber como chegar com segurança e tranquilidade
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
6 dicas de como usar o Waze e desbravar os mapas
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família
Como escolher o hotel fazenda ideal para sua família

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,