Um estranho no lago: conheça os mais legais do Brasil

Um estranho no lago: conheça os mais legais do Brasil

Os maiores lagos do Brasil são fantásticos, vistas incríveis e um contato único com a natureza que só encontramos nessas paisagens, mesmo os artificiais.

Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal, no Brasil. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. O lago é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá. Tem 48 quilômetros quadrados de área, profundidade máxima de 38 metros e cerca de oitenta quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a “Prainha” e o “Piscinão do Lago Norte”. Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago, há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Rodrigo de Freitas é uma lagoa localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Embora receba as águas de diversos rios tributários que descem das encostas circundantes, entre os quais se destaca o Rio dos Macacos (hoje canalizado), apresenta águas salobras. A lagoa apresenta duas ilhas: Ilha Piraquê, na margem oeste,que abriga o Departamento Esportivo do Clube Naval; Ilha Caiçaras, na margem sul, que abriga o Clube dos Caiçaras, onde se realizaram as provas de esqui aquático dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Lago Javary

O lago Javary se encontra no bairro Barão de Javary no segundo distrito do município de Miguel Pereira. O lago é formado pelo represamento do Córrego do Saco e ocupa uma extensa área possuindo uma rústica ponte ligando suas margens. É um dos cartões postais da cidade e seu acesso é facilitado por estar a menos de 3km do centro da cidade e por ter uma de suas margens sendo beirada pela RJ-125, rodovia que segue o curso da principal avenida da cidade.

Lago das Brisas

O lago das Brisas é um lago localizado a cerca de 202 km de Goiânia, no estado brasileiro de Goiás. Situado no município de Buriti Alegre, o lago das Brisas tem 778 km2 de área, cerca de duas vezes e meia maior que a baía de Guanabara. De beleza inigualável, é formado pelo encontro dos rios Piracanjuba, Corumbá e Parnaíba. Contém 17000 milhões de metros cúbicos de água e em alguns pontos chega a atingir a profundidade de 450 m por 1850 m de largura.

Lago de Sobradinho

O lago de Sobradinho é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 828 km² de área e 32,2 km³ de água. Situado no norte do estado da Bahia, foi construído na década de 1970, mediante o represamento das águas do rio São Francisco, com vistas ao aproveitamento hidroelétrico do rio através da usina de Sobradinho, a maior do estado e uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil. Em torno do lago, estão os municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, cujas antigas áreas urbanas foram inundadas, em 1974, durante a formação da represa. Doze mil famílias, ou cerca de 70 mil pessoas, foram então transferidas para novos assentamentos, que receberam os mesmos nomes das cidades submersas, cujas ruínas, durante os períodos de seca e redução do nível da água represada no lago, costumam reaparecer. O lago de Sobradinho tem 400 km de extensão e 4.214 km² de espelho de água. Em alguns trechos, sua largura chega a 25 km e sua capacidade de armazenamento é de 34.000.000.000 m³ de água, em sua cota nominal de 392,50 m. Através de uma depleção de até 12 m, o lago de Sobradinho garante, juntamente com o reservatório de Três Marias, da CEMIG, uma vazão regularizada de 2.060 m³/s nos períodos de estiagem, permitindo a operação de todas as usinas da CHESF situadas ao longo do rio São Francisco. O reservatório foi concebido para suportar até dois anos de estiagem, antes de chegar a 10% de seu volume útil.

Lago Negro

O Lago Negro é um lago artificial situado em Gramado, no Bairro Planalto, na Rua A. J. Renner. Aberto diariamente durante 24h, oferece passeio de pedalinhos (de 8:30h às 19h), bar, restaurante e loja de conveniências. Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. O local em que o lago se encontra atualmente foi destruído por um incêndio em 1942, e Leopoldo Rosenfeld iniciou seu reflorestamento e a construção da barragem do lago em 1953, procurando semelhança com os lagos da Europa. As mudas de pinheiros que o margeiam foram trazidas da Floresta Negra, em alemão Der Schwarzwald, localizada no sudoeste da Alemanha, no estado do Baden-Württemberg.

Lagoa Juparanã

A Lagoa Juparanã localiza-se no município de Linhares, no Espírito Santo, Brasil. O acesso é pelo km 137 da BR-101 norte, a 12 km do centro da cidade. É a segunda maior lagoa do Brasil em volume de água. Seus contornos são de sinuosidade incomparável, dezenas de praias límpidas e serenas, áreas para campismo, enseadas fantásticas, pôr-do-sol de beleza poética e propícia a variados esportes náuticos. A lagoa também entra nos municípios de Rio Bananal e Sooretama. O nome “juparanã” vem do tupi e significa “mar de água doce”.

Lago Caracaranã

O Lago do Caracaranã é um lago localizado no município de Normandia, estado de Roraima. É um dos pontos turísticos mais tradicionais do Estado, com praias de areia fina cercada por cajueiros nativos, num perímetro total de 5,8 quilômetros. Está distante 180 km da capital Boa Vista sendo acessível pela BR-401 em um percurso que dura em torno de 2 horas. Com a demarcação da reserva indígena Raposa e Serra do Sol, que inclui o lago, ficou fechado para visitação. O Lago do Caracaranã reabriu para o turismo em 2013, após vários meses fechado por conta da demarcação da reserva indígena. Hoje, o turista paga R$ 10,00 reais por pessoa e desfruta o dia no lago. Caso almeje passar a noite, paga-se mais R$ 5,00 reais. Anteriormente o lago dispunha de área de camping, restaurante, alojamentos convencionais e chalés. Atualmente, já não possui estrutura para hospedagem, além de não possuir mais o restaurante e o bar. A cidade de Normandia, que fica a 18 km do lago, dá suporte para quem quiser dormir ou consumir.

Lago das Garças

O Lago das Garças é um lago artificial, construído no início do século XX com a finalidade de reforço para o abastecimento de água da cidade de São Paulo, Brasil.

Summary
Article Name
Os lagos mais legais do Brasil
Description
Os maiores lagos do Brasil são fantásticos, vistas incríveis e um contato único com a natureza que só encontramos nessas paisagens, mesmo os artificiais.
Author
Publisher Name
Viagempedia

Deixe seu comentário:

Por Redação

A origem dos lagos é variável e depende da geomorfologia do terreno. Em zonas como a Antártida, podem existir lagos sub-glaciares, isto é, debaixo do gelo, como o Lago Vostok.

O que são lagos?

Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que desaguem nessa depressão.

A quantidade de água que um lago contém depende do clima regional. As dimensões dos lagos são muito variáveis, desde alguns metros até várias centenas de quilómetros, como são os Grandes Lagos da América do Norte ou os Grandes lagos Africanos. A sua profundidade também varia desde alguns centímetros até várias centenas de metros - o Lago Baikal, na Sibéria, é o mais profundo do mundo, com 1680 metros.

O estudo ecológico dos lagos designa-se por limnologia.

Os lagos são classificáveis em função da sua origem. Alguns tipos são:

  • Lagos tectônicos - águas acumuladas nas deformações da crosta terrestre;
  • Lagos de origem vulcânica - águas que ocupam antigas crateras de vulcões extintos;
  • Lagos residuais - que correspondem a antigos mares (água salgada);
  • Lagos de depressão - águas acumuladas em depressões do relevo;
  • Lagos de origem mista - resultante da combinação de diversos fatores capazes de represar certa quantidade de água.
  • Lagos de origem glacial - resultantes do degelo dos glaciares do último período glacial.

Em relação ás sua características fala-se de:

  • Lagos artificiais - formados por uma barragem como a de Sobradinho, no rio São Francisco;
  • Lagos de passagem - quando são atravessados por um rio como o rio Ródano no lago Lemano.

É importante não confundir um lago com uma planície de inundação, que tem uma origem e uma dinâmica diferente. À volta dum lago, no entanto, pode existir uma planície de inundação.

Os lagos artificiais, quando derivados da construção de uma barragem, são muitas vezes designados por albufeiras, embora este termo também se use para algumas formações aquáticas na zona costeira marítima (por exemplo a Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra).

Normalmente, a água dos lagos é água doce, mas existem no mundo alguns importantes lagos salgados, como o Grande Lago Salgado da América do Norte ou o Mar Morto no Médio Oriente (Israel e Palestina).

+ Artigos

10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
Como fazer o seguro viagem
Como fazer o seguro viagem
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo

Tags:, , , , , , , , ,