Tudo sobre Cuba e suas curiosidades

Tudo sobre Cuba e suas curiosidades
Iker Merodio / Flickr

Viajar para Cuba já foi um tabu mundial, muitas pessoas tinham medo de ficarem presas na ditadura daquele país, nos últimos anos a abertura comercial está maior e as passagens aéreas para Cuba estão em alta.

A cultura cubana é influenciada por um caldeirão de culturas, principalmente as da Espanha e África. O esporte é uma paixão nacional dos cubanos. Devido a associações históricas com os Estados Unidos, muitos cubanos participam de esportes que são populares na América do Norte, ao invés de esportes tradicionalmente promovidos em outras nações de língua espanhola. O beisebol é de longe o mais popular; outros esportes e passatempos incluem o basquete, voleibol, críquete e o atletismo. Cuba é uma força dominante no boxe amador, de forma consistente a realização registra medalhas em grandes competições internacionais.

Curiosidades de Cuba

Datas comemorativas e feriados nacionais

O turismo em Cuba está sendo um grande atrativo mundial, com a reaproximação histórica com os Estados Unidos, os americanos foram, durante o primeiro semestre de 2016, o terceiro grupo mais numeroso por país a visitar a ilha, superados somente por canadenses e cubanos radicados no exterior. Embora para os moradores dos Estados Unidos ainda esteja em vigor a proibição de turismo em Cuba, o presidente em fim de mandato, Barack Obama, flexibilizou as restrições de viagens à ilha com fins educacionais, culturais, esportivos e religiosos.

Avaliação
Data da avaliação:
O que foi:
Cuba
Nota:
4

Deixe seu comentário:

Por Redação

Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos tainos e ciboneys, o período em que foi uma colônia do Império Espanhol, a introdução de escravos africanos e a sua proximidade com os Estados Unidos. Politicamente, Cuba é o único país socialista da América na atualidade. Em todo o mundo, apenas a China, o Laos, o Vietnã e a Coreia do Norte seguem adotando essa forma de governo.

O turismo em Cuba obteve um crescimento exponencial desde 1989, quando apenas 270 mil viajaram à ilha caribenha. Em 1990, Cuba recebeu a visita de cerca de 342 mil turistas estrangeiros, e dispunha de aproximadamente 12 mil apartamentos de hotel adequados ao turismo internacional. Em 1999, Cuba já recebeu 1,6 milhão de turistas, o que representou um crescimento médio anual de 19 por cento no número de visitantes durante a década de 1990, e já contava com 32 260 apartamentos de hotel de classe internacional.

Em 2003, Cuba recebeu 1,9 milhões de turistas, que geraram 2 bilhões de dólares estadunidenses em receitas. Em 2005, Cuba recebeu seu recorde de 2,3 milhões de turistas, o que representou um incremento de 13,2 por cento em relação a 2004. Em 2006, a receita com turismo bateu o recorde, atingindo 2,4 bilhões de dólares estadunidenses, mas houve uma pequena queda no número de visitantes, que somaram 2,2 milhões. Em 2007, o Ministro do Turismo, Manuel Marrero, divulgou uma série de medidas tomadas para tornar o turismo cubano mais competitivo no Caribe.[95]

O turismo de massa foi uma das formas encontradas para se contornar a crise econômica, e, hoje, é a principal fonte de divisas para o país.[96] Estimativas feitas pela Organização Mundial de Turismo indicam que, caso tivesse sido levantado o embargo norte-americano, em 2007 cerca de 4 milhões de turistas poderiam ter visitado Cuba, representando uma fatia de mercado de 15,9 por cento do turismo na região do Caribe. Esse turismo poderia gerar uma receita direta de 7,5 bilhões de dólares estadunidenses, e geraria uma produção adicional, no resto da economia cubana, de 7,650 milhões de dólares estadunidenses. A atividade turística já dá emprego a cerca de 268 000 cubanos, sendo 138 000 em empregos diretos (dos quais cerca de 20 por cento de nível universitário), e 130 000 indiretos.

Mapa de Cuba

Patrimônios da Humanidade

Os patrimónios da humanidade seleccionados pela UNESCO são :

  • Centro Histórico Urbano de La Habana Vieja e seu sistema de fortificações coloniais (Ciudad de La Habana)
  • Valle de Viñales (Pinar Del Río)
  • Trinidad e El Valle de los Ingenios (Sancti Spiritus)
  • Parque Nacional Desembarco del Granma
  • Castillo de San Pedro de la Roca (Santiago de Cuba)
  • Paisagem arqueológica das primeiras plantações de café no sudeste de Santiago de Cuba.
  • Parque Nacional Alexandre de Humboldt.

+ Artigos

10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
Como fazer o seguro viagem
Como fazer o seguro viagem
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,