Praias e pontos turísticos de Maceió, capital de Alagoas

Praias e pontos turísticos de Maceió, capital de Alagoas
Gustavocrocha / Wikimedia

Cidade Sorriso, Paraíso das águas ou Caribe Brasileiro, assim podemos conhecer a capital do estado de Alagoas, situado na microrregião homônima e mesorregião do Leste Alagoano, Região Nordeste do país.

Maceió tem diversas festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas que voam para lá vindos de todos os cantos.

Entre os eventos, podemos destacar o Maceió Forró e Folia, Maceió Music Festival e o extinto evento carnavalesco Maceió Fest, além de suas festas de natal e réveillons como o Réveillon Absoluto, o Réveillon Paradise, Allure e o Réveillon Celebration. Conta com importantes monumentos, museus, como o Mirante da Sereia, o Memorial Gogó da Ema, o Museu Palácio Floriano Peixoto, o Museu Théo Brandão, o Teatro Deodoro. Foi desmembrada em 1839 da antiga Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, atual cidade de Marechal Deodoro. Sempre conhecida como “Cidade-Sorriso” e “Paraíso das Águas”, hoje é considerada como o “Caribe Brasileiro”, devido às suas belezas naturais, que atraem turistas de todo o mundo. Maceió é a cidade que mais cresce no Nordeste, a 4° no Brasil e a 60° no mundo, de acordo um relatório da fundação City Mayors, dedicado a estudos urbanos.

A cidade de maceió tem uma cultura marcante, representada principalmente pelo seu rico folclore, além, claro, de seus artistas, escritores e músicos tal qual Djavan, Hermeto Pascoal, Graciliano Ramos, Jorge de Lima. Dentre as manifestações folclóricas há os folguedos, tais como: Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo, Zabumba, e, também, o artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Avaliação
Data da avaliação:
O que foi:
Maceió
Nota:
4

Deixe seu comentário:

Por Redação

Um dos pontos fortes de Maceió é o turismo, a cidade possui um grande potencial de atrair turistas devido às suas belezas naturais e grande diversidade cultural. Ademais, Maceió oferece várias opções de lazer e espaços modernos para negócios, tais como o novo Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no bairro de Jaraguá. Em setembro de 2005, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, um dos mais modernos do Brasil. O bairro de Jaraguá foi muito frequentado durante o fim dos anos 90, com grandes investimentos da prefeitura de Maceió. Hoje em dia, o Jaraguá é um bairro comercial, dotado de bancos, museus e faculdades. O Nordeste Invest, evento de investimentos turísticos e imobiliários de âmbito internacional, aconteceu em Maceió nas edições dos anos de 2006 e 2009.

No ano de 2011 e início de 2012, os hotéis no município estavam com 100 por cento de ocupação. Com o projeto Viva Verão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com o Serviço Social do Comércio, pretende-se realizar atividades esportivas e de lazer, incentivando o turismo e o esporte.

A temporada de cruzeiros 2011/2012 em Maceió começou em novembro de 2011 e se estendeu até março de 2011, trazendo cerca de 100 mil cruzeiristas em toda a temporada. Maceió recebeu os transatlânticos Costa Fortuna, Costa Mágica, Costa Pacífica, Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral, MSC Música, MSC Orchestra, Ocean Dream, Splendour Of The Seas, Crystal Synphony, Artania e o Victoria, sendo um recorde para a cidade. Em 2011, foram apenas sete navios para a cidade.

Mapa de Maceió

+ Artigos

10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
Como fazer o seguro viagem
Como fazer o seguro viagem
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,