O turismo em Recife tem praias lindas e ótima gastronomia

O turismo em Recife tem praias lindas e ótima gastronomia
Henrique Pinto / Flickr

Confira algumas dicas para suas férias ou feriado com essa seleção dos melhores lugares em Recife para você aproveitar ao máximo algumas das maiores belezas do mundo. Como Recife tem excelentes passeios turísticos próximo da cidade o hotel ou pousada onde você vai se hospedar faz toda a diferença para o acesso e a sua comodidade.

Recife é uma das melhores cidades turísticas do Brasil, sendo ao mesmo tempo uma das mais modernas capitais do Norte e Nordeste do Brasil. É um lugar espetacular com pessoas alegres e simpáticas. Além do calor humano, a culinária é muito peculiar e saborosa, e poder desfrutar de uma deliciosa comida contemplando lindas paisagens da natureza brasileira é inesquecível.

Excelentes hotéis em Recife e pousadas tornam a sua viagem melhor ainda, imagina você tomar café da manhã na cama do quarto do hotel vendo uma das mais lindas praias do Brasil, isso e muito mais é o que você vai curtir nessa cidade cheia de encantos.

O Recife atrai turistas de todo o mundo. Destacam-se entre os motivos desta atração as manifestações culturais e as festividades bem como os parques e museus e as igrejas barrocas e construções históricas diversas. O Recife é o portão de entrada do litoral de Pernambuco, de onde partem os turistas que chegam de avião.

O Centro do Recife é o principal conjunto arquitetônico e cultural do município: os bairros do Recife, de Santo Antônio, de São José, da Boa Vista e de Santo Amaro abrigam galerias, museus e outros espaços culturais. Outras áreas de interesse são Jaqueira, Casa Forte, Poço da Panela, Espinheiro, Ponte d’Uchoa, Graças, Derby, dentre outros bairros.

O Carnaval Recife/Olinda, considerado a folia de momo mais democrática e culturalmente diversa do país, é conhecido por seus característicos bonecos de olinda e pelos ritmos do frevo e do maracatu, como também pelo maior bloco carnavalesco do mundo segundo o Guinness Book 1995, o Galo da Madrugada.

Recife é conhecida como a “Capital Brasileira dos Naufrágios”, e atrai mergulhadores de todo o mundo por sua rica vida marinha e suas águas calmas e cristalinas com temperaturas próximas dos 30 graus.

A capital pernambucana é também conhecida como a “Capital das Assombrações”, e possui um roteiro turístico chamado “Recife Mal Assombrado”, no qual se visita monumentos como a Cruz do Patrão, que segundo a tradição é o local mais mal-assombrado do Recife. Outro dentre os muitos roteiros turísticos da cidade é o “Passeio de Catamarã pelo Rio Capibaribe”, no qual se pode visualizar pontos de interesse como o Parque das Esculturas Francisco Brennand, pontes e edifícios históricos do Recife.

Avaliação
Data da avaliação:
O que foi:
Recife
Nota:
4

Deixe seu comentário:

Por Redação

O município abriga vários museus, centros culturais e instituições voltadas para a promoção de ações artísticas.

No Centro da cidade estão localizados alguns dos mais importantes espaços voltados à cultura. O Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas, destaca-se por conter em seu acervo documentos iconográficos para preservação da história urbana e social do Recife. A memória cultural é representada por cerca de 150 mil imagens e de peças provenientes de antigas residências e da antiga Igreja dos Martírios, demolida. O Cais do Sertão, museu interativo e de objetos considerado um dos mais modernos equipamentos culturais do país. O Paço do Frevo, dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, é um dos espaços culturais mais visitados de Pernambuco. O Teatro de Santa Isabel é um teatro-monumento do Brasil, e compõe importante conjunto arquitetônico e paisagístico na Praça da República com o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Liceu de Pernambuco. Destaque ainda para a Casa da Cultura de Pernambuco, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, o Museu do Trem, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, a Caixa Cultural, o Centro Cultural dos Correios, o Museu Judaico de Pernambuco, dentre outros.

Nos tradicionais bairros da Zona Norte também estão situados importantes centros culturais do município. No bairro das Graças está localizado o Museu do Estado de Pernambuco, criado em 24 de agosto de 1928, que possui um grande acervo eclético, com cerca de 12 mil itens abrangendo as áreas de arte, antropologia, história e etnografia. Em Casa Forte se encontra o Museu do Homem do Nordeste, vinculado à Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação, importante museu antropológico que reúne acervo com cerca de 15 mil peças de heranças culturais da formação do povo nordestino. Conta ainda com uma sala de projeção, o Cinema do Museu, onde são exibidos filmes alternativos, cuja exibição não chega nas grandes salas. Em Apipucos, a Fundação Gilberto Freyre, instituída em 11 de março de 1987, funciona na casa onde viveu o escritor, sociólogo e pensador Gilberto Freyre, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento político-social, científico-tecnológico e cultural da sociedade brasileira tendo como referencial a obra freyriana. No bairro da Madalena, o Museu da Abolição, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus, se dedica à preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial dos afrodescendentes. Também merecem menção espaços como a Academia Pernambucana de Letras e a Fundação Joaquim Nabuco.

No bairro da Várzea estão duas das atrações turísticas mais procuradas da capital pernambucana. A Oficina Cerâmica Francisco Brennand, um complexo monumental com 15 km² de área construída — museu de arte e ateliê — criado pelo artista plástico Francisco Brennand, possui acervo com mais de 2 mil peças entre esculturas e pinturas. O Instituto Ricardo Brennand (IRB), fundado pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand, está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, pinacoteca e galeria, circundados por um vasto parque. Abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, além de uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês.

Mapa do Recife

+ Artigos

10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
10 dicas para escolher o hotel perfeito para você
Como fazer o seguro viagem
Como fazer o seguro viagem
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Você pode trabalhar no Hotel Palácio Tangará em SP, veja como
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo
Ecoturismo: nomes de animais engraçados pelo mundo

Tags:, , , , , , , , , , , , ,