Teatro do Humor Cearense

O que fazer em Fortaleza? Confira 10 pontos turísticos
O que fazer em Fortaleza? Confira 10 pontos turísticos

O que fazer em Fortaleza? Confira 10 pontos turísticos

Muito sol o ano inteiro, poucas chuvas, praias paradisíacas de verdes mares, ventos fortes, dunas e as noites mais animadas do nordeste. Celeiro de muitos talentos do humor brasileiro, Fortaleza te espera com um povo hospitaleiro e atrações para todos os gostos.

Muito sol o ano inteiro, poucas chuvas, praias paradisíacas de verdes mares, ventos fortes, dunas e as noites mais animadas do nordeste. Celeiro de muitos talentos do humor brasileiro, Fortaleza te espera com um povo hospitaleiro e atrações para todos os gostos.

1. Centro Cultural Dragão do Mar

[caption id="attachment_672" align="aligncenter" width="800"] Centro Cultural Dragão do Mar (foto: Governo Federal Brasileiro)[/caption] Dragão do Mar era o apelido de um jangadeiro que durante as lutas abolicionistas se recusou a embarcar escravos no porto de Fortaleza. Chamado apenas de Dragão pelos fortalezenses, o complexo abriga cinema, museu de arte contemporânea, Memorial da Cultura Cearense, praça de espetáculos, biblioteca, livrarias e ainda bares e restaurantes.

2. Parque Aquático Beach Park

[caption id="attachment_673" align="aligncenter" width="800"] Parque Aquático Beach Park (foto: divulgação)[/caption] O Beach Park é um complexo aquático construído na praia do Porto das Dunas, que possui piscinas com ondas, toboáguas, piscina aquecida, piscina para esportes aquáticos, correnteza encantada e escorregadores gigantes. Não deixe se se aventurar no Insano, um toboágua de 41 metros – equivalente a um prédio de 14 andares, uma das atrações mais radicais do mundo.

3. Canoa Quebrada

[caption id="attachment_674" align="aligncenter" width="800"] Canoa Quebrada (foto: marlise rodrigues)[/caption] Distante 160 km ou duas horas de carro ao sul de Fortaleza, Canoa Quebrada foi cenário de filmes como Bella Dona, de Luiz Carlos Barreto. A praia é conhecida por suas falésias de mais de 30 metros de altura e inúmeras atividades ao ar livre, como passeio de buggy, mountain bike e sandboarding, entre outras. Você pode fazer uma visita de um dia, saindo cedo de Fortaleza e voltar depois do pôr do sol, ou pernoitar por lá e aproveitar a vida agitada da “Broadway”, a rua principal da cidade com seus inúmeros bares e restaurantes.

4. Baladas

[caption id="attachment_675" align="aligncenter" width="800"] A vida noturna de Fortaleza (foto: Eduardo Artico)[/caption] A vida noturna de Fortaleza pode ser resumida da seguinte forma: ela começa na Avenida Beira Mar e termina na região do Dragão do Mar. Se não quiser ficar de bar em bar, o Mucuripe Club é o local ideal. São diversos ambientes com diferentes estilos musicais tocando em cada um. Travessa Maranguape, 108 – Centro.

5. Praia do Futuro

[caption id="attachment_676" align="aligncenter" width="800"] Praia do Futuro (foto: ME/Portal da Copa)[/caption] É uma das mais badaladas praias da região com suas barracas tradicionalmente conhecidas pelo porte, infraestrutura e ornamentação. Algumas chegam a oferecer serviços de parques temáticos, como piscinas naturais e salva-vidas. Você precisa experimentar a tradicional caranguejada, uma das especialidades das barracas, que também costumam agitar a vida noturna a partir das quintas-feiras, quando acontecem apresentações e shows com forró, DJs e até humoristas.

6. Feirinha Beira Mar

Encontre de tudo um pouco. Na Avenida Beira Mar, na Praia do Meireles, após as 16 horas, começam a serem montadas centenas de barracas que vendem todo tipo de artesanato regional e outros artigos. Embora a concorrência seja grande, pechinchar sempre funciona.

7. Centro das Tapioqueiras

[caption id="attachment_677" align="aligncenter" width="800"] Tapioca (foto: Anizio "Olinda" da Silva / Flickr)[/caption] Um convite ao pecado da gula! A massa feita a partir da raiz da tapioca serve de base para os mais suculentos e deliciosos recheios. Prima distante do crepe francês, o quitute genuinamente brasileiro tem lugar certo para ser consumido em Fortaleza: o Centro das Tapioqueiras, que fica no bairro Messejanda, na Avenida Washington Sorares, 10215. Lá, mais de 20 barracas vendem a iguaria com mais de 60 tipos de recheios que podem ser doces, salgados ou uma mistura dos dois.

8. Pôr do Sol na Ponte Metálica

[caption id="attachment_678" align="aligncenter" width="800"] Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, está localizada na Praia de Iracema (foto: Governo Federal Brasileiro)[/caption] Quase todo destino turístico possui “o pôr do sol mais bonito do mundo”. Em Fortaleza esse local é a ponte metálica que fica na Praia de Iracema. Então, que tal um brinde ao sol nos diversos bares e restaurantes nas proximidades da ponte?

9. Perca o amigo, mas não perca a piada

Com filhos ilustres como Chico Anísio e Tom Cavalcante, o Ceará é um celeiro de comediantes. No Teatro do Humor Cearense a risada é certa durante toda a semana. Com duas sessões diárias, às 20h00 e 21h30. Fica na Avenida Beira Mar, esquina com Rua Osvaldo Cruz.

10. Theatro José de Alencar

[caption id="attachment_679" align="aligncenter" width="800"] Theatro José de Alencar (foto: ME/Portal da Copa/Embratur)[/caption] José de Alencar foi um escritor cearense patrono da Academia Brasileira de Letras. O teatro que leva seu nome foi construído em 1910 e chama a atenção por sua estrutura metálica, pelos vitrais coloridos e pelas pinturas no teto.