Quarta Praia

Melhores destinos: As 10 praias mais bonitas do Brasil
Melhores destinos: As 10 praias mais bonitas do Brasil

Melhores destinos: As 10 praias mais bonitas do Brasil

É o 16º maior litoral de todos os países do mundo: o Brasil tem 7.491 quilômetros de extensão de costa, banhada pelo Oceano Atlântico. São 2.095 praias que atraem turistas de todos os cantos do planeta e fica bem difícil fazer uma lista das mais bonitas, mas é muito fácil falar sobre elas. Que fique claro que isso não é um ranking. É apenas uma lista para inspirar a sua próxima viagem para praia.

É o 16º maior litoral de todos os países do mundo: o Brasil tem 7.491 quilômetros de extensão de costa, banhada pelo Oceano Atlântico. São 2.095 praias que atraem turistas de todos os cantos do planeta e fica bem difícil fazer uma lista das mais bonitas, mas é muito fácil falar sobre elas. Que fique claro que isso não é um ranking. É apenas uma lista para inspirar a sua próxima viagem para praia.

1. Pipa (Tibau do Sul, Rio Grande do Norte)

[caption id="attachment_686" align="aligncenter" width="800"] Praia de Pipa em Natal, Brasil (foto: Helder da Rocha)[/caption] O vermelho das falésias, a areia branquinha das dunas e o mar azul esverdeado. Localizada no município de Tibau do Sul, 85 km de Natal. A Praia da Pipa era um pacato vilarejo de pescadores até ser descoberta pelos surfistas nos anos 70. É uma área de preservação de tartarugas marinhas onde gatos e gatinhas se encontram para uma agitada vida noturna.

2. Baía do Sancho (Fernando de Noronha, Pernambuco)

[caption id="attachment_687" align="aligncenter" width="800"] Baía do Sancho (foto: CCINTRA)[/caption] A segunda melhor praia do mundo segundo uma votação no TripAdvisor, perdendo apenas para Grace Bay, nas Ilhas Turcas e Caicos. Nem poderia ser diferente: fica em Fernando de Noronha, onde é cobrada uma taxa de permanência de R$ 64,25 por dia, destinada à preservação ambiental. O acesso a Baía do Sancho também é tarifado. Vale muito a pena, principalmente para os praticantes de mergulho.

3. Canoa Quebrada (Fortaleza, Ceará)

[caption id="attachment_689" align="aligncenter" width="800"] Canoa Quebrada (foto: Rafa Tecchio)[/caption] Assim como Pipa, também é uma praia de falésias avermelhadas e até os anos 70 era uma vila de pescadores. Hoje, a cerca de 120 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é um dos destinos mais visitados do nordeste. Tem uma boa infraestrutura com pousadas, bares, baladas e restaurantes.

4. Bonete (Ilha Bela, São Paulo)

[caption id="attachment_691" align="aligncenter" width="800"] Bonete (foto: Thiago Sieiro Cunha)[/caption] De barco, cerca de 30 minutos. Pra quem adora aventura, umas quatro horinhas de caminhada por uma trilha de 15 quilômetros. Vá tranquilo porque existem algumas cachoeiras pelo caminho, como a da Laje e a do Areado, pra você se refrescar. Quando chegar à Praia do Bonete a única dor que você vai sentir é o lamento por ter que ir embora.

5. Quarta Praia (Morro de São Paulo, Bahia)

[caption id="attachment_692" align="aligncenter" width="800"] Vista de Morro de São Paulo do mirante da Tirolesa (foto: André Urel)[/caption] A região de Morro de São Paulo, conhecida como Costa do Dendê, tem oito praias igualmente imperdíveis. Não deixe de ir à Quarta Praia, com suas piscinas naturais de água cristalina e poucas ondas. Perfeita para banho, mergulho, voo livre, ou simplesmente estender uma toalha na areia e ficar de boas na Bahia.

6. Praia do Espelho (Trancoso, Bahia)

[caption id="attachment_693" align="aligncenter" width="800"] Praia do Espelho, próximo a Trancoso, Bahia (foto: Gabriel Castaldini)[/caption] Situada em uma área de proteção ambiental, a Praia do Espelho combina vegetação nativa da Mata Atlântica, coqueirais, mangue e falésias de tons brancos, com o mar de águas calmas, mornas e cristalinas. De cair o queixo e tirar o fôlego.

7. Arpoador (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

[caption id="attachment_694" align="aligncenter" width="800"] Arpoador (foto: anna carol)[/caption] Uma das praias mais encantadoras da cidade maravilhosa fica no bairro de Ipanema. O Arpoador é uma praia de apenas 500 metros, mas sua beleza incrível atrai milhares de turistas que mantêm a tradição de ir até lá para bater palmas na hora do pôr do sol.

8. Praia do Rosa (Imbituba, Santa Catarina)

[caption id="attachment_695" align="aligncenter" width="800"] Amanhecer na Praia do Rosa em Imbituba/SC (foto: Rafael Simões de Castro)[/caption] Uma praia paradisíaca com fama internacional, a 97 km de Florianópolis. Com dois quilômetros de extensão, além da beleza em terra, é possível fazer um passeio de barco para observar as majestosas baleias-francas. Tem bons restaurantes e, no verão, uma agitada vida noturna.

9. Lopes Mendes (Ilha Grande, Rio de Janeiro)

[caption id="attachment_696" align="aligncenter" width="800"] Praia Lopes Mendes (foto: Nathan Chor)[/caption] Também em uma votação no TripAdvisor, ficou em sétimo lugar no ranking das melhores do mundo. Areia fina e clara, água fresca do mar azul-esverdeado, e a sombra das amendoeiras. Em alguns trechos o mar e agitado, point dos surfistas no Rio de Janeiro.

10. Baía dos Porcos (Fernando de Noronha, Pernambuco)

[caption id="attachment_697" align="aligncenter" width="800"] Baia dos Porcos e Dois Irmãos - Fernando de Noronha (foto: Roberto Noval)[/caption] Outra maravilha de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão. Lá ficam transparentes piscinas naturais e o belo Morro dos Dois Irmãos, o mais famoso cartão-postal da ilha.