Ilha Comprida: uma praia repleta de lindos pontos turísticos

Ilha Comprida: uma praia repleta de lindos pontos turísticos
Mayckon.trudes / Wikimedia

O que você imagina quando alguém manda o nome de uma praia como Ilha Comprida? Praia dos dois lados, certo! Errado… De um lado mar, do outro rio. Agora sim podemos começar. Bom, é praticamente isso mesmo, imagina um lugar semi paradisíaco com 74 km de praia… (semi paradisíaco porque o Caribe tem lá seus encantos, vai). Fora os Mangues, matas, dunas, sítios arqueológicos, raridades em aves ela é uma das ultimas áreas de Mata Atlântica de verdade. E, se não for o último, certamente é um dos últimos ecossistemas não poluídos do nosso litoral (nacional), você imagina isso? Estamos falando do Brasil inteiro. UAUUUUU!

Ela também faz parte do Complexo Lagunar de Iguape – Paranaguá. O que é isso, deve estar se perguntando, calmai que vamos explicar pra você: este complexo constitui um dos maioooores viveiros de crustáceos e de peixes do Atlântico Sul, você tem uma ideia do que é isso?! É de uma importância ambiental inimaginável para nós, meros mortais.

E por ter essa dita importância ambiental, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) a incluiu como Reserva da Biosfera do PLANETA. Cara… é a Ilha Comprida, velho.. Faz uma ideia de verdade da importância desse lugar para o mundo agora? Mas nossa estimada Ilha Comprida é indicada para quem quer sair da muvuca da Praia Grande, e praias que normalmente você reconhece até o cachorro do seu vizinho e o papagaio dele sem querer, de tanta gente conhecida que se amontoa. Para dar fim a essa coisa comum de ver ‘TOOODOOOOSSS’ os seus conhecidos nas férias… nada melhor que a linda Ilha Comprida, praia completamente deserta (ou normalmente assim rs), novata nos ‘rolês’, meio que começando agora a ser explorada pelo turismo, a água da praia é limpinha e muito bonita mesmo.

É fato que as vezes, vc pode encontrar com cor amarronzada ali na praia, mas relaxa que não é nada grave. Na verdade ela se encontra com o grande rio, conhecido como Mar Pequeno, que faz uma mistura muito bela chamada de estuário (vale lembrar que não é um rio igual rio Tietê /Pinheiros…) é limpo e muito bem limpo, onde vc pode decidir se de um lado vc quer mar ou do outro Rio, por isso na verdade é ilha, só lá para escolher esse fenômeno de duas águas.

A história da Ilha começou no período Pré-Colonial com os povoados de Iguape e Cananeia. O que se diz é que é bem dentro do que imaginamos na história do Brasil, quando os europeus chegaram nas “Índias”. No século XX, a Vila de Pedrinha surgiu como um povoado de pescadores. Na década de 30, precisamente em 1938, a ilha foi dividida (ou doada) em dois municípios, Iguape 70% do território e Cananeia com 30%. Já na década de 50, que de fato a ilha passou a ser povoada, e até então a ligação entre as cidades vizinhas era feita através de balsas. Uma em cada cidade, Cananeia e Iguape.

E na década de 90 a Ilha Comprida tornou-se um município independente. A partir daí o acesso à ilha foi melhorando por conta da ligação com Iguape. A cidade teve um bom aumento turístico ao mesmo tempo que promoveu desenvolvimento econômico pela conservação do patrimônio ambiental e cultural.

Uma pergunta que não quer calar… Quer ver golfinhos???

Maaaaas calma! Muita calma nessa hora… antes, você pode pensar qual praia pode ir para ver isso, mar ou rio… é só perguntar onde fica a Praia das Pedrinhas e pronto! Uma coisa é garantida: vc vai andar, caso vc quer uma praia muito mais limpa, praticamente virgem, anda um pouco mais. É para Ilha do Cardoso que você vai, até golfinho você encontra lá … porem, como ela é mais afastada, é preciso andar uma boa estrada de areia.

Caso queira sucesso na praia e um pouco de muvuca ai é claro volta para o meio da praia, estamos falando da Ilha Comprida, bem ali no centro mesmo, no Boqueirão, ali tem vários shows como Ilha Verão, Ilha Julina com uma linda estrutura de dar inveja, com certeza, são vários eventos bacanas que a Secretaria de Cultura faz com participação de artistas famosos.

Agora, uma última dica… vai sem medo. Vale a pena!

Avaliação
Data da avaliação:
O que foi:
Ilha Comprida
Nota:
4

Deixe seu comentário:

Por Redação

Conheça a Ilha Comprida, um município brasileiro do estado de São Paulo, com pousadas agradáveis e pontos turísticos relaxantes.

Uma cidade litorânea localizada a uma latitude 24º44'28" sul e a uma longitude 47º32'24" oeste, estando a uma altitude a nível do mar. Situa-se na Mesorregião do Litoral Sul Paulista e na Microrregião de Registro, ficando a uma distância 209 km da capital. Seu território comprido e estreito possui uma área 192,09 km², e sua população aferida pelo IBGE no Censo de 2010 era de 9 025 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 47 hab/km². Na estimativa do IBGE para 1º de julho de 2014, a população calculada era de 10 102 habitantes, resultando em uma densidade demográfica estimada de 52,59 hab/km².

+ Ilha Comprida

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,