Como tirar mofo de jaquetas de couro? Preserve a roupa para a viagem

Como tirar mofo de jaquetas de couro? Preserve a roupa para a viagem

Sabe aquelas peças de couro que você adora levar para as viagens mas ficaram guardadas por muito tempo? Uma roupa tão elegante merece cuidados especiais, veja como:

Conservação correta

O couro é um tecido natural e cheio de particularidades. Como precisa de ventilação não se deve guardá-lo em saco plástico, pois pode causar descoloração e mofo.

Uma vez por mês, recomenda-se colocar a peça pendurada em local arejado e à sombra. Quando guardada muito tempo dentro do armário aparecem marcas dos cabides nos ombros, que podem ser removidas com ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80º C. Cuidado: coloque um pano leve sobre a superfície a ser passada para não queimar o couro e resgatar o aspecto normal.

Limpeza do mofo

Geralmente, manchas de mofo saem fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água. Deixe descansar um pouco e depois lave normalmente.

Alguns casacos de couro não recebem tratamento antimofo. Basta utilizar vinagre, de preferência o de álcool que, além de incolor e mais barato, deixa menos cheiro.

Você precisará de:

Procedimento

  1. Primeiro, misture o vinagre com a água e coloque em um pratinho meio raso.
  2. Vá molhando a escovinha na mistura e passe no casaco até quase ensopá-lo.Passe em toda a peça e não somente nas áreas afetadas.
  3. Depois pendure a jaqueta em um local arejado por alguns dias até que seque completamente eliminando o cheiro do vinagre.
  4. Por fim, passe uma flanela.

Atenção!


+ Moda

Avaliação
Data da avaliação:
O que foi:
Jaquetas de couro
Nota:
5

Deixe seu comentário:

Por Redação

Em primeiro lugar, cabe um esclarecimento. A Lei Federal 4.888, vigente desde 1965, proíbe a utilização da palavra couro em produtos que não sejam obtidos exclusivamente da pele animal. Desta forma, vamos tratar nesta matéria o couro que não é in natura como “artificial”.

É permitido usar “legítimo” ou “natural” somente para aqueles cuja matéria-prima têm origem animal, de fontes produtoras de animais para engorda ou abate, que são submetidos a processos artesanais ou industriais para lançar no mercado artigos resistentes, porém, com design e acabamento de fábrica.

Os artificiais são produzidos industrialmente utilizando componentes químicos que o transformam em um material próximo a qualidade do couro, com um acabamento e design de alto padrão para consumo, porém, têm menor resistência.

Para ter maior durabilidade, resistência e qualidade estética, os fabricantes de calçados, vestuário, móveis, automóveis, entre outros, preferem oferecer produtos de couro “legítimo”. Ele possibilita uma acabamento de maior elegância e beleza, perfeito para artigos de alto padrão como bolsas, jaquetas, estofamento de carros, selas de cavalo, entre outros.

O couro in natura é um material orgânico que precisa de cuidados especiais. Como precisa de ventilação, não se deve guardar peças de roupa em saco plástico para evitar descoloração e mofo. (confira dicas sobre cuidados com jaquetas de couro).

O ideal é tratá-lo com alguns produtos específicos disponíveis no mercado.

Eduardo Artico

Eduardo Artico

Redator publicitário. Especialista na arte de criar sacadinhas e anúncios.

Veja mais publicações de Eduardo Artico

+ Estilo

Posso usar Crocs na minha viagem?
Posso usar Crocs na minha viagem?
Dica de viagem: óculos de sol ideal para cada tipo de rosto
Dica de viagem: óculos de sol ideal para cada tipo de rosto
Boné de aba reta ou curvada: Como usar nas viagens?
Boné de aba reta ou curvada: Como usar nas viagens?
Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,